Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 0:15 Pesquisa avançada
peticormei (16-09-2013, 17:35) escreveu:Boa tarde,
Hoje eu acordei decidido a instalar uma instalação Linux no ultrabook (Lenovo S400U), porém sei que o Widnows 8 adicionou algumas regalias que atrapalham um pouco a instalação de distribuições Linux em dual boot. Por isso venho aqui tirar algumas duvidas sobre o Elementary OS, primeiro sei que ele é baseado n Ubuntu 12.04 LTS e que o Ubuntu tem suporte a UEFI e Secure Boot. Porém, o Elementary OS também tem esse suporte incluso?
Obrigado pela atenção e espero que possam me ajudar.
peticormei (17-09-2013, 0:23) escreveu:Marcelo, minha intensão é fazer um dual boot com o Windows 8. Gostei muito do artigo que você disponibilizou, ele vai ser muito útil pra mim. Sou um pouco leigo em Linux, mas conheço o básico do sistema. Realizei um teste com 3 distribuições, a primeira foi a Ubuntu 13.04, essa funcionou normalmente com UEFI e Secure Boot. A segunda foi a 12.04 LTS (a ultima disponível), o Grub ficou com um bug grafico e ficou ilegível, o sistema deu boot normalmente, porém a placa WiFi não funcionou perfeitamente e funcionou com o UEFI e Secure Boot. Já a ultima foi a Elementary OS, essa apresentou o mesmo bug da 12.04 LTS no Grub e não deu arranque no sistema. Queria muito usar o Elementary OS na minha maquina, infelizmente não vai ser possível. O jeito é esperar sair uma nova build do Luna ou sair a build Isis. Obrigado pela ajuda.
OBS.: Os teste foram realizados em um ultrabook Lenovo S400U com Windows 8.
Ainda não tem o Ubuntu instalado? Veja:
|
Dicas para melhorar o Ubuntu:
|
|
Claudio Novais (18-09-2013, 0:21) escreveu:Sim, creio que é mesmo esse o procedimento Marcelo. Infelizmente eu não posso testar, mas pelo que li o essencial é a partição EFI e a recuperação com o Boot Repair. Infelizmente é necessária esta pequena "engenharia", mas a culpa é da implementação desse "secure boot" que me parece que pouco ou nada tem de seguro.
Eu falei um pouco sobre ele aqui:
MarceloMustaine (18-09-2013, 2:07) escreveu:Claudio Novais (18-09-2013, 0:21) escreveu:Sim, creio que é mesmo esse o procedimento Marcelo. Infelizmente eu não posso testar, mas pelo que li o essencial é a partição EFI e a recuperação com o Boot Repair. Infelizmente é necessária esta pequena "engenharia", mas a culpa é da implementação desse "secure boot" que me parece que pouco ou nada tem de seguro.
Claudio, é engraçado que no começo parecia difícil de fazer esse dual-boot em UEFI, mas depois de alguns experimentos esse foi o jeito que mais deu certo. Tem a história desse UEFI conseguir aguentar mais de 2TB de HD e tal, mas parece que veio só pra complicar a vida de todos os usuários, até mesmo do Windows!
|
|
|
Claudio Novais (24-09-2013, 13:56) escreveu:MarceloMustaine (18-09-2013, 2:07) escreveu:Claudio Novais (18-09-2013, 0:21) escreveu:Sim, creio que é mesmo esse o procedimento Marcelo. Infelizmente eu não posso testar, mas pelo que li o essencial é a partição EFI e a recuperação com o Boot Repair. Infelizmente é necessária esta pequena "engenharia", mas a culpa é da implementação desse "secure boot" que me parece que pouco ou nada tem de seguro.
Claudio, é engraçado que no começo parecia difícil de fazer esse dual-boot em UEFI, mas depois de alguns experimentos esse foi o jeito que mais deu certo. Tem a história desse UEFI conseguir aguentar mais de 2TB de HD e tal, mas parece que veio só pra complicar a vida de todos os usuários, até mesmo do Windows!
Marcelo, se você conseguiu ser bem sucedido, proponho a você a explicar todos os pormenores que fez para eu depois poder recomendar o seu tutorial (nem que seja apenas uma lista sumarizada).
Se quiser faça um tópico novo ou então responda no tópico do link que eu referi.
|
|
|
Voltar para Outras distribuições de Linux
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes