Eu fui dando ao click...
UM bocado a trote do desenvolvedor eu fui pecebendo que a Distro tinha muito potencial, primeiro quase desisti, (porque temos de instalar muita coisa - multimedia eu uso muito o Gimp, o Inkscape, o OPenshot, o Blender, o Pitivi ) etc ,etc.
Mas a trote de aprender mais e entender o Openbox continuei com a ideia "deixa ver que tal é. E foi o que melhor fiz, Fui instalando tudo o que tinha nos meus anteriores UBuntus a cada pacote pensava é desta que quebra e vai tudo. E nada tenho tudo ON e OFF quando quero, dou-me ao luxo de abrir - Makehuman, Blender, Openshot, Jdownloader, GIMP (com uma carrada de Scripts, Firefox e Transmission e ainda lhe ponho o KIwix com o Xulrunner a puxar) se fizesse isto nas anteriores distros simplesmente esperava muito tempo até o Gimp fazer o efeito da foto, até o blender virar o cubo até o Openshot tocar etc, no Gobang dou-me a este Luxo e é aí que eu vejo que realmente a coisa está bem feit usabilidade.
Eu usei SAlentOS e até pude manter conversações com o seu desenvolvedor, eu sempre fui da opinião de que ele deveria manter o OPenbox, mas as novas versões vêm com razor-qt, e por outro lado deixou a sessão OPenbox meio partida, a distro converte-se num centro de Bugs, apesar de ser muito boa, em questão de consumo de recursos nem por sombras o SalentOS é comparável ao Gobang consome mais e pára também tanto com os Lubuntus, Xubuntus e UBuntu (o Unity as últimas versões têm consumos que pdoe parecer estranho mas são muito parecidos aos do Xubuntu e Lubuntu ) eu pude confirmar que o Xubuntu consumia demasiado e parava de vez em quando, ralentizava-se.
AQui o Gobang marca uma inflexão provávelmente a respostas esteja num toque no Kernel e numa remistura Ubuntu á base de Mini-ISO com uma derivação de dois Kerneis disponiveis, somando isto às pré-definições e instalações base e o gestor Openbox, temos uma Distro realmente capaz de dizer sou mesmo leve.
Eu no principio fiquei muito de pé atrás exactamente por ter a experiância do SalentOS, e de pensar isto ou crasha ou conforme lhe meto PPAS fica tudo lento com o passar dos dias- isso não aconteceu tenho o que preciso no momento certo.
Só tem um mal O openbox é para pessoas já com algum tempo de uso do Linux - temos de editar muita coisa por exemplo através do GUI-MENU-EDITOR para lançarmos certos aplicativos, no meu caso são todos os que tinha em outras distros. ->
Eu já tive daquelas experiências em que vejo em certo site esta distro é leve e rápida e não dádores de cabeça - pensei que o Gobang fosse mais uma que ao fim me daria um grande arrepender por ter instalado, finalmente encontrei uma que não e esta valeu todo o esforço que andei tempo e tempo a fazer para encontra o tal sistema leve que fizesse o que fazem os outros sem dar bugs constantes com problemas entre pacotes, esta é para mim uma diferença grande.
E ainda assim o Gobang só agora está a dar os primeiros passos, mas chama a atenção, pelo que sei o Desenvolvedor está em conversações com a turma do Ubuntu, não me disse para quê mas esse e-mail que me mandou foi talvez aquele que me fez formatar e pôr em raíz o Gobang, porque se o pessoal do Ubuntu lhe dá ouvidos certamente será porque a coisa não está mal de todo.
Há uma outra distro muito mas muito boa chama-se Comfusion , mas infelizmente está parada, mas tinha uma muito boa relação de consumos e usos também (consumia mais mas era rápida e estável).