Olá amigos.
Vou falar um pouco sobre um site que já utilizo a mais de dois anos. Como não vi nada pelos tópicos do Ubuntued, acho que seria uma ótima partilha, tanto para quem gosta de jogos, quanto para quem desenvolve.
O Kongregate é um site que se dispõe a agregar jogos, desenvolvedores e jogadores.
Fazendo uma comparação, o Facebook é um site de relacionamentos que disponibiliza jogos, enquanto o Kongregate é um site de jogos que permite você fazer e adicionar amigos, conversar em chats com pessoas da sua língua (contamos com 4 salas exclusivas para o Português, sem distinção de pátria) e isso sem sair do jogo. Os chats são divertidos quando contam com pessoas suficientes. Inclusive, muitos vão lá só pra bater papo, outros desabilitam o chat e se concentram no jogo. Apesar disso, o site é todo em inglês, assim como a maioria dos jogos, mas de vez em quando temos jogos multi-linguagem.
Cada usuário cadastrado (você pode jogar sem estar cadastrado, poucos jogos requerem cadastro) possui uma pontuação, que aumenta cada vez que você avalia um jogo, ou faz alguma conquista. Como a intenção do site é incentivar o desenvolvimento de jogos, você pode dar uma nota de 1 a 5 em cada jogo, e ainda deixar comentários, que muitas vezes são lidos pelos desenvolvedores. As conquistas funcionam da seguinte maneira: Quando um jogo faz sucesso, o site cria 'Badges' para ele, e elas podem ser Easy (5 pontos), Medium (15 pontos), Hard ( 30 pontos) e Impossible (60 pontos). Quando você realiza objetivos dentro do jogo, você recebe as Badges e acumula pontos.
Como a grande maioria são jogos em Flash, usuários Linux podem se divertir a vontade (inclusive foi um dos meus medos quando migrei para o Ubuntu. Quando tive certeza que ia rodar sem problemas, deletei o Windows de vez).
Tem alguns jogos, bem poucos na verdade, que utilizam um player diferenciado, e que infelizmente não tem suporte para Linux .
Se você é desses que torce o nariz para jogos assim, tenta uma vez pelo menos, tenho certeza que encontrará um jogo do seu agrado. São dezenas de milhares de jogos, de variados segmentos e estilos, muitos MMOs. Conta com a participação de desenvolvedores amadores à grandes empresas dos jogos em Flash, como a Armor Games. Alguns desenvolvedores atualizam os jogos de acordo com os comentários dos jogadores, e a comunidade é tão harmoniosa como a comunidade Ubuntu, por isso achei uma partilha bem legal para vocês.
O site conta ainda com uma versão para Android, mas essa não posso comentar, por que nunca utilizei. Mas, basicamente você faz o download do App, e joga direto do seu aparelho. Como muita gente hoje em dia desenvolve para Android, esse era um eixo que não poderia ficar de fora.
Não sei se consegui fazer uma boa propaganda do site, mas espero que tenha pelo menos despertado a curiosidade de vocês. Nunca falta jogo para mim, sempre tem jogos novos e cada vez mais modernos e bem feitos.
Caso queira experimentar, como disse anteriormente, você nem precisa se cadastrar no site pra jogar a grande maioria, você só não vai acumular os pontos e conquistas.
Eis o link:
http://www.kongregate.com/Espero ter colocado o tópico no lugar certo, qualquer coisa fiquem a vontade para realocá-lo, ok?
Boa diversão a todos!