O desenvolvedor do KDE Martin Gräßlin anunciou que ele se juntará ao Blue Systems para continuar seu trabalho no gerenciador de janelas KWin para o KDE Plasma Desktop em tempo integral. O desenvolvedor afirmou que após se juntar à equipe de desenvolvimento do KWin há quase cinco anos atrás, ele percebeu que o projeto precisaria eventualmente um desenvolvedor em tempo integral. "Com as mudanças vindouras, como a adaptação para Qt5 e o Wayland, a necessidade de desenvolvedores está aumentando," apontou Gräßlin.
A Blue Systems é uma empresa alemã que também firmou parceria e patrocinou outros projetos e distribuições KDE que usam o ambiente de trabalho como padrão. Em Abril, a empresa anunciou que assumiria o Kubuntu, derivação KDE da popular distribuição Ubuntu Linux, com o início do ciclo de desenvolvimento para a versão 12.10 e pagaria o desenvolvedor Jonathan Riddell para continuar a trabalhar integralmente na distribuição. A empresa também trabalhou com o Linux Mint e Netrunner e já financiou desenvolvedores para trabalhar nesses projetos.
"Quero agradecer a Blue Systems por essa grande oportunidade e também por todos os outros trabalhos patrocinados na comunidade KDE," acrescentou Gräßlin, que tem sido o mantenedor do KWin desde 2010 e também trabalha no KDE Plasma Compositor. O desenvolvedor deve começar a trabalhar para a Blue Systems em janeiro.