Agência governamental dos EUA deixa de usar Blackberry por falharem muito
Uma agência do Governo dos EUA decidiu comprar iPhones para os seus empregados e deixar de usar os smartphones da Blackberry, alegando a sua falibilidade, noticia a agência AFP.
A Comissão Nacional para a Segurança dos Transportes divulgou, em comunicado, que vai contratar com a Verizon Wireless a utilização do iPhone 5, justificando que é «o único aparelho» que responde às suas necessidades.
Os iPhones têm um benefício adicional de compatibilidade com os tablets Apple iPad usados pela Comissão.
Os iPhones da Apple «vão substituir os aparelhos BlackBerry da Comissão, que têm falhado tanto em momentos inoportunos, como a uma taxa inaceitável», justificou a entidade.
«A Comissão requer capacidades de comunicação efetivas, fiáveis e estáveis para desenvolver a sua missão de investigação e garantir a segurança dos empregados em localizações remotas», acrescenta-se.
Este anúncio é mais uma má notícias para a canadiana Research in Motion (RIM), que produz o BlackBerry e tem sido tradicionalmente dominante entre as agências governamentais dos EUA, mas que tem estado a perder terreno para a Apple e para os smartphones que usam o sistema Androide baseado no Google.
No início de 2012, o Pentágono terminou com a sua ligação exclusiva à RIM, que fornecia a sua vasta força laboral com smartphones Blackberry.
Também o Serviço de Imigração e Fronteiras anunciou o seu abandono dos aparelhos da Blackberry e a sua troca pelo iPhone da Apple.
As agências norte-americanas da área militar e de informações há muito que preferiam os Blackberry devido a preocupações com a segurança dos aparelhos Apple, Android e outros.
A RIM vai apresentar a novidade BlackBerry 10, para responder à concorrência da Apple e outros fabricantes, em 30 de janeiro.
Diário Digital com Lusa