Após a conturbada Black Friday, dia de ofertas que gerou confusão devido à «maquilhagem de preços», vários sites estão a aderir à nova mega-liquidação. Desta vez, o evento é chamado de «Cyber Monday» e traz promoções apenas de produtos electrónicos.
A maioria das lojas está a estender as ofertas da Black Friday, como é o caso da HP, que informou que vai continuar a oferecer descontos para diversos modelos de notebooks, ultrabooks, desktops e All-in-One. As promoções são válidas para a loja online e a central de vendas.
Vários meios de comunicação informaram que os lojistas participantes da Black Friday inflacionaram previamente os preços dos seus produtos para que, no dia da promoção, os descontos parecessem maiores.
A táctica, que foi utilizada desde a segunda edição do evento, é usada para que a percentagem de desconto anunciada pelos lojistas pareça maior do que realmente é, fazendo com que o consumidor fique mais propenso a efectuar a compra.
Entretanto, alguns sites foram criados para monitorizar a variação dos preços nos últimos dias. Foram criadas algumas ferramentas para evitar a «maquilhagem de preços» e até um botão de denúncia, através do qual o consumidor pode denunciar descontos irreais.