De acordo com informações da IBM, que faz o acompanhamento a cerca de 500 sites de comércio eletrónico nos EUA, bem como do Channel Advisor - ambos citados pela agência Reuters - os primeiros dados sobre as vendas neste período, apurados até às 15h00 locais, indicavam que lojas como a Amazon ou o eBay registaram picos de vendas.
A loja online eBay, por exemplo, registou um aumento de 57% nas vendas face ao CyberMonday de 2011, geradas sobretudo por clientes da empresa que usam o seu software e plataforma, enquanto a Amazon teve um crescimento de 52% nas vendas durante a primeira metade do dia.
Já os responsáveis da PayPal - a divisão de pagamentos eletrónicos da eBay - afirmaram que nas primeiras horas deste CyberMonday os pagamentos eletrónicos praticamente triplicaram em número, comparativamente com igual período de 2011.
Se o CyberMonday acabou por servir de tónico extra para as vendas em tempos de crise, voltou também a ser a altura escolhida para escoar produtos contrafeitos através de lojas online.
As autoridades norte-americanas e europeias detetaram e fecharam um total de 132 domínios associados a lojas online que vendiam produtos falsos, 101 deles oriundos dos EUA, com os restantes a serem detetados pelas autoridades do Reino Unido, França, Bélgica, Roménia, Dinamarca e pela Europol.
De acordo com a Reuters, os produtos contrafeitos iam desde camisolas de clubes de futebol americano, alegadamente fabricados pela Nike, a software da Adobe, num leque que as autoridades associam sobretudo ao crime organizado, fabricados na China, entre outros países asiáticos.
Portugal também teve ontem direito a algumas promoções de Cybermonday, mas os resultados não são conhecidos.