No último domingo, 16, foi criada a "Freedom of The Press Foundation", organização cujo objetivo é facilitar doações para veículos independentes de imprensa, como o Wikileaks.
Após divulgar dados comprometedores de governantes e empresários, o Wikileaks passou a sofrer represálias de companhias financeiras no fim de 2010. Empresas como PayPal, Visa e Mastercard bloquearam doações ao site, reduzindo sua renda em 95%.
Dois anos depois, a FOTP, criada por uma iniciativa de jornalistas e ciberativistas, promete uma guerra a tais boicotes. A organização permite que as doações sejam feitas sem dedução de impostos nos EUA e Europa. A ONG ainda afirma que futuramente ajudará outros veículos indepentes.
Nos tribunais europeus em países como Islândia, o Wikileaks venceu processos contra as barricadas. No entanto, mesmo com os juízes ao seu lado, a organização continuou a ser prejudicada financeiramente.
Não se sabe ainda se a FOTP também sofrerá bloqueios financeiros. "Deixem a Visa, Mastercard, PayPal e todo o resto bloquearem a independente Freedom of the Press Foundation" , desafia o criador do Wikileaks Julian Assange. "Então demonstraremos mais uma vez ao mundo quem eles realmente são."