Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 20:30 Pesquisa avançada

Sony registra patente para bloquear uso de jogos usados

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Sony registra patente para bloquear uso de jogos usados

Mensagempor Saresa » Sex, 4 de Janeiro 2013, 18:48

A Sony Computer Entertainment registrou a patente de uma tecnologia que bloqueia o uso de jogos usados em seus consoles.

A patente descreve um sistema NFC - similar ao utilizado nos jogos "Skylanders" e no controle do Wii U - capaz de associar cópias individuais dos games com informações sobre onde foram usados anteriormente, em quais consoles e por quais perfis de jogador.

O sistema confere esses dados antes do jogo começar, podendo assim, bloquear o uso de títulos adquiridos de segunda mão, seja em jogos emprestados ou trocados com amigos ou games usados comprados em lojas.

Essa patente bate com os rumores sobre o sucessor do PlayStation 3 possuir esse tipo de bloqueio aos games usados.

Medida contra mercado de usados

A descrição da patente diz que "o sistema de processamento eletronico restringe de forma confiável o mercado de jogos de segunda mão".

"Como resultado, o comércio de jogos usados será suprimido, o que por sua vez reforçará o retorno de parte do lucro das vendas de volta para os desenvolvedores", diz o documento.

O sistema não funciona apenas com games, mas também com outras mídias: "Na descrição é utilizado um jogo como conteúdo eletrônico, mas o sistema pode ser aplicado de forma similar em vários tipos de conteúdo, como aplicativos de trabalho, imagens e conteúdo musical", explica a patente da Sony.

Vale observar que a patente não significa que a Sony vá utilizar a tecnologia. Jack Tretton, CEO da Sony Computer Entertainment da América, afirmou no passado ser contra a idéia de bloqueio aos jogos usados, segundo uma conversa citada pelo analista de mercado Michael Pachter.

Pachter diz que Tretton enxerga de maneira positiva a aquisição de jogos usados pelos consumidores e que bloquear esse conteúdo seria uma ação "anti-consumidor". Essa porém, é a opinião pessoal de Tretton e a Sony Japan é quem tomará a decisão final.

Fonte: UOL Jogos
Saresa

Re: Sony registra patente para bloquear uso de jogos usados

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 4 de Janeiro 2013, 19:05

Sony :notOK:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Ron Alon » Sex, 4 de Janeiro 2013, 19:22

p**a m***a, que bosta, hein.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 4 de Janeiro 2013, 21:30

Esta situação faz-me lembrar de uma lei que acho que é globalmente aceite: Eu posso comprar um CD de música, mas não posso emprestar a ninguém. Apesar de o CD ser meu (porque o comprei) eu não posso emprestar por ter direitos de autor.

Quando o mundo capitalista consegue alterar leis já se sabe que a sociedade perde. Atualmente ela anda a perder muito em termos de evolução. Vamos ver o que mais perde nos próximos anos.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor marcalm » Sex, 4 de Janeiro 2013, 23:37

Está aí o verdadeiro objetivo das tais redes desses video games, e vale o mesmo para os jogos para PC que exigem internet até quando não se joga online. Agora a tendência é abusarem cada vez mais, isso é só o começo.

marcalm

Mensagempor Rafael Schonberg » Sáb, 5 de Janeiro 2013, 0:23

Enquanto houver dinheiro eles aproveitam. Quando as pessoas começarem a poupar eles levam com as consequências.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor nuno_nunes » Sáb, 5 de Janeiro 2013, 14:17

Este mundo só pensa em dinheiro aff mas que treta assim prefiro o pc :S
nuno_nunes

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 10 de Janeiro 2013, 12:44

Entretanto, e porque a Sony entrou na minha lista negra por causa desta patente, fico feliz por ter de andar a fazer limpeza para se segurar viva:

Principal prédio da Sony em Tóquio é posto à venda

A Sony continua o planejamento de se livrar dos ativos não essenciais, desta vez vendendo um de seus principais imóveis em Tóquio, no Japão - informação passada à Reuters por cinco fontes.

Com o prédio de 25 andares Sony City Osaki, a companhia pode levantar até 100 bilhões de ienes (US$ 1,14 bilhão), no que seria a maior transação imobiliária comercial do país em mais de três anos.

Em 2012, a Sony já havia vendido uma empresa de químicos e, nesta semana, o presidente-executivo Kazuo Hirai disse que há a possibilidade de se livrarem da unidade de baterias também.

A empresa, assim como outras conterrâneas do ramo tecnológico, vem se reestruturando para enfrentar a crise do setor. No fim do ano passado comentou-se que Panasonic, Sharp, entre outras, estavam promovendo um verdadeiro bazar com seus ativos que poderia levantar até US$ 3 bilhões.

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 10 de Janeiro 2013, 12:54

Se não fosse esta guerra toda de patentes, isto não acontecia...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Alessandra Vianna » Qui, 10 de Janeiro 2013, 13:09

Ahh... ADOREI.

O que tem na cabeça desses seres de luz? Foram abduzidos por camarões?

Chega. Viver já não importa mais...
Alessandra Vianna

Voltar para Notícias Gerais