Bem-vindo: Sáb, 30 de Novembro 2024, 21:56 Pesquisa avançada

Wayland: Primeiro pre-alpha do Maui Linux

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Re: Wayland: Primeiro pre-alpha do Maui Linux

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 23 de Fevereiro 2013, 1:57

Não sei como está feito o Wayland nem o Maui, mas qualquer distro sempre que arranca por liveCD utiliza automaticamente a Intel. Creio que isso deve ter uma prioridade padrão nos sistemas. Portanto diria que não deve ser por ser híbrida, ela deve ser é incompatível! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 23 de Fevereiro 2013, 19:44

Claudio Novais (23-02-2013, 0:57) escreveu:Não sei como está feito o Wayland nem o Maui, mas qualquer distro sempre que arranca por liveCD utiliza automaticamente a Intel. Creio que isso deve ter uma prioridade padrão nos sistemas. Portanto diria que não deve ser por ser híbrida, ela deve ser é incompatível! ;)

Na realidade, testa primeiro a Nvidia, como o controlador que gere a híbrida "vê" que o utilizador não está a usar o driver correcto, redirecciona o fluxo para a Intel, como se tivesses a correr em modo poupança de energia! Nalgumas dá para mudar as prioridades de cada GPU, mas noutras, é sempre assim:
  1. Envio de sinal ao controlador gráfico;
  2. Está em modo poupança?
    1. Usa a Intel;
  3. Caso contrário:
    1. A Nvidia reconhece o comando?
      1. Usa a Nvidia;
    2. Caso contrário:
      1. Usa a Intel;

Como o Wayland apenas usa o poder do OpenGL e requer suporte a aceleração gráfica, o sinal é enviado para apenas trabalhar com a Nvidia, recusando a utilização da Intel (porque esta deve ignorar chamadas de uso intensivo de OpenGL, daí ser a GPU de baixo recurso). Por isso é que não consegues usar nesse PC.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 24 de Fevereiro 2013, 6:14

Não sei onde foste buscar isso, mas tenho as minhas dúvidas Luís. Primeiro porque para conhecer a nVidia tem de ter os drivers; segundo porque em liveCDs normalmente é escolhida a Intel, é o que me tem acontecido; terceiro, as escolhas não são nativas do sistema, por isso é que é necessário o Bumblebee.

Não tenho certezas do que disse, mas eu diria que é isto. :|
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 24 de Fevereiro 2013, 17:47

Claudio Novais (24-02-2013, 5:14) escreveu:Não sei onde foste buscar isso, mas tenho as minhas dúvidas Luís. Primeiro porque para conhecer a nVidia tem de ter os drivers; segundo porque em liveCDs normalmente é escolhida a Intel, é o que me tem acontecido; terceiro, as escolhas não são nativas do sistema, por isso é que é necessário o Bumblebee.

Não tenho certezas do que disse, mas eu diria que é isto. :|

Pois, existem dois tipos de controladores no meu texto. Os relacionados com hardware, eu referi como controlador mesmo, mas o de software, indiquei como driver.

O Linux não vê a gráfica Nvidia por falta de driver, mas o controlador (componente electrónica que gere a utilização/selecção) da híbrida sabe que elas lá estão e quais os endereços respectivos delas! Por isso, aquele pseudo-código que apresentei, era relativo ao controlador físico e não para o controlador binário!

E ao que parece, o Wayland, ainda não se encontra capaz de lidar com híbridas (via driver, software)!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Anterior

Voltar para Notícias Gerais