Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 23:28 Pesquisa avançada

Países emergentes preferem dispositivos pessoais no trabalho

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Países emergentes preferem dispositivos pessoais no trabalho

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 28 de Fevereiro 2013, 23:38

Funcionários que atuam em países de economias emergentes, como o Brasil, preferem ter um único telefone para trabalho e uso pessoal. A tendência, chamada "Bring Your Own Device" (BYOD, ou traga seu próprio dispositivo, em português), tem alta adoção entre usuários de países em desenvolvimento, que preferem usar seus próprios aparelhos, como notebooks, tablets e smartphones, no trabalho.

O estudo realizado pela consultoria Ovum a pedido da empresa de tecnologia Logicalis revelou que as taxas médias de adoção de dispositivos pessoais no trabalho são diferentes em mercados emergentes de alto crescimento, como Brasil, Rússia, Índia e Emirados Árabes Unidos, e em mercados maduros. Conforme a pesquisa, quase 75% dos usuários em países emergentes usam seu próprio aparelho no trabalho, contra 44% em mercados desenvolvidos, que exigem limites bem definidos entre trabalho e vida pessoal.

"As pessoas possuem dispositivos mais sofisticados em casa do que os fornecidos pela empresa", disse Luis Minoru Shibata, diretor da consultoria Promon Logicalis "Há dez anos, as empresas eram as primeiras a adotar os dispositivos mais sofisticados. Com a criação da cultura do uso e com o amadurecimento da tecnologia, hoje, a velocidade de reposição é tão grande que não dá tempo das empresas acompanharem" , explica Luis Minoru Shibata, diretor da consultoria Promon Logicalis, que é controlada pela Logicalis.

Na pesquisa, funcionários em mercados emergentes veem como um benefício estar sempre conectados aos dados das empresas. Conforme o estudo, 79% desses profissionais acreditam que isso permite realizar melhor as tarefas. O estudo ainda revelou que 59,1% dos entrevistados desejam um único equipamento em mercados em desenvolvimento, contra 37,7% em países maduros.

Dados no Brasil

No Brasil, a pesquisa descobriu que 65% dos funcionários de tempo integral estão envolvidos com alguma forma de BYOD, já 57% dos entrevistados afirmam que a área de Tecnologia da Informação (TI) da empresa encoraja a utilização do e-mail corporativo por meio do dispositivo pessoal.

O estudo ainda revelou que cerca de 10% dos entrevistados que levam seu próprio dispositivo para o trabalho afirmam que a área de TI da empresa não tem nenhuma ideia sobre esse comportamento. Já 30% dos departamentos de TI ignoram ativamente essa atividade, conforme os entrevistados.

A pesquisa foi realizada no quarto trimestre de 2012 em 17 países e reuniu respostas de 3.796 consumidores. Conforme a Logicalis, os entrevistados foram questionados sobre suas atitudes e sobre o uso de aparelhos pessoais no trabalho.

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Países emergentes preferem dispositivos pessoais no trab

Mensagempor Bitetti » Sex, 1 de Março 2013, 12:48

Já estava desconfiado disso. Mas não sabia que tinha virado algo tão grande assim e muito menos dessa diferença de mercados.

Fico me perguntando como que lidam com a questão de sigilo, em muitas empresas essa questão de sigilo, segurança e vírus faz o pessoal da gerência tomar medidas drásticas devido a preocupações excessivas.
Essa realidade deve obrigar a surgir novas mentalidades no meio corporativo, espero. E acho que isso vale para os dois lados.

[off] Aki na empresa foi até engraçado o dia que eu precisava desenvolver uma aplicação Android que imprimia fatura numa impressora fiscal, essas impressoras são ligadas em rede. Na hora que pedi ao kra que cuida da rede a senha de acesso wi-fi ele riu e mandou eu ir falar com o dono. Naturalmente "tirei onda com a cara dele" sem levar ao chefão p não "queimar o filme" dele, já q foi meio anti-profissional esquecer que equipe de desenvolvimento tem q ter acesso a tecnologia. (Detalhe acesso a rede não quer dizer liberação de proxy para navegar na Internet).
Bitetti

Re: Países emergentes preferem dispositivos pessoais no trab

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 1 de Março 2013, 14:23

Pois Bitetti, você tocou em dois pontos fulcrais.

Primeiro o sigilo em empresas muito profissionais normalmente é elevado e por isso mesmo acho que existe essa distinção entre coisas coisas pessoais e trabalho. Na Europa vejo que cada vez mais há mais empresas a exigirem trabalho separado de vida quotidiana. Há empresas que exigem que os trabalhadores não levem trabalho para casa. Outras empresas têm uma política de envio de emails que durante o fim de semana nada é enviado.

Esta maneira de funcionar é muito boa e resulta da experiência profissional que os países emergentes ainda não têm. Apesar de eu ser novo, eu posso dizer que sou do tempo em que as pessoas saiam de casa e viviam a vida. Atualmente isso mudou radicalmente. As pessoas tendem a ficar em casa, muitas vezes a trabalhar.

Ora estas situações têm sempre problemas graves de stress que geram má produtividade e até suicídios. E isto que isto é a base que faz esta diferença das empresas. Elas querem altos rendimentos dos trabalhados, não querem ver trabalhadores-zombies a fazerem trabalho de casa por não atingirem a produtividade desejada.

O segundo ponto, a situação da rede é outro problema. Ao ser um aparelho pessoal, pode estar a usar a internet à vontade através da ligação 3G, o que não é bom para o rendimento do trabalhador.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Tópicos Similares:

Voltar para Notícias Gerais