Bem-vindo: Qui, 28 de Novembro 2024, 3:52 Pesquisa avançada

Google a caminho de acordo com UE para modificar páginas...

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Google a caminho de acordo com UE para modificar páginas...

Mensagempor Exploit » Seg, 15 de Abril 2013, 2:54

..de pesquisa

O Google e a Comissão Europeia estão a trabalhar num acordo que levará a multinacional americana a fazer alterações à página de resultados do motor de busca, escreve o jornal Financial Times. A concretizarem-se, as mudanças porão fim a uma longa investigação por abuso de posição dominante e pouparão o que seria uma multa pesada à empresa.

De acordo com o Financial Times, que cita “várias pessoas familiarizadas com o acordo”, as alterações, visíveis para os utilizadores na Europa, destinam-se a tornar claro quando os serviços da própria empresa (como o YouTube, por exemplo) surgem listados nos resultados de uma busca . Para além disso, o Google deverá dar destaque a motores de pesquisa rivais que actuem em áreas específicas (viagens, restaurantes, compras). O acordo terá a validade de cinco anos.

Já nesta semana tinha sido noticiado que o Google entregara à Comissão um conjunto de propostas de modificações para evitar que o processo por práticas anticoncorrenciais avançasse – algo que, partindo do exemplo de casos como os da Microsoft, que tem um longo historial de sanções regulatórias, acabaria por traduzir-se numa multa de valor elevado.

A queixa foi apresentada à Comissão Europeia há cerca de três anos, por um grupo de empresas onde estão, entre outras, a Microsoft (que tem o muito menos popular motor de busca Bing) e os sites especializados em viagens Expedia e TripAdvisor.

Numa entrevista no início da semana ao New York Times, o comissário europeu para a concorrência, o espanhol Joaquín Almunia, afirmou que, qualquer que fosse a solução, o Google teria de assinalar quando mostra nos resultados das pesquisas os seus próprios serviços, tanto no motor de busca para computadores, como em dispositivos móveis. Almunia disse também que seria enviado um questionário às empresas queixosas, bem como a outras que operam no sector, sobre as propostas de modificação sugeridas pelo Google.

Um entendimento nestes moldes será visto como uma vitória, pelo menos parcial, para o Google. Mas será ainda assim uma penalização mais dura do que a decisão do regulador dos EUA, que concluiu em Janeiro, após dois anos de investigações, que a empresa não estava a violar as leis da concorrência. O Google, porém, aceitou fazer algumas alterações aos seus procedimentos, embora menos significativas do que as que são agora esperadas no mercado europeu.

Nos EUA, o Google tem uma fatia do mercado de pesquisa online a rondar os 70%, menos do que na Europa, onde terá entre 80% e 90% (os valores variam consoante as empresas que fazem a análise).

Neste mês, foi entregue à Comissão Europeia uma nova queixa por abuso de posição dominante, desta feita relacionada com o sistema operativo Android, cujo desenvolvimento é impulsionado pelo Google.

publico
Exploit

Re: Google a caminho de acordo com UE para modificar páginas

Mensagempor Rafael Schonberg » Seg, 15 de Abril 2013, 4:02

Mais parece ditadura. São obrigados a mexer no próprio site que oferecem de graça.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 15 de Abril 2013, 21:01

É... eu também tenho essa opinião. Cada vez mais vejo os governos a obrigar as empresas a fazerem o que eles querem. Ok, é certo que as empresas não são nenhuns santos. No entanto, isto é claramente um abuso de poder.

Cada um devia ter a liberdade de fazer o que quiserem. Quem não gosta simplesmente deixa de usar. A concorrência agradece! Agora limitar uma empresa para facilitar a concorrência? Eu acho isso simplesmente injusto.

Aliás, um grande exemplo disso é a Microsoft que passa a vida a ser estrangulada em termos de medidas que apoiem os mais diretos concorrentes. Não acho justo sinceramente. Ah e não uso Windows, por isso não me venham dizer que sou fã da Microsoft. Não sou. Mas acho injusto certas atitudes.

É como se agora viessem aqui ao Ubuntued e me dissessem que eu agora teria de fazer também artigos sobre Windows pois caso contrário estou a influenciar os leitores a usarem o Ubuntu. Faz sentido? Eu acho que não! De forma alguma aliás.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor abdo » Seg, 15 de Abril 2013, 22:47

Realmente é um abuso de posição dominante... dos governos.

Usa o Google quem quer, e é obvio que ele vai dar prioridade nos resultados de suas empresas coligadas, quem não quiser que use outro motor de busca, tem um monte deles dando mole na internet.

É como o Claudio disse, também não gosto da Microsoft, então uso Linux, porque não gosto da Microsoft não uso o outlook por isso prefiro gmail e ymail, e também não uso o Skydrive então uso Dropbox ou CloudPT. Aliás aqui no Brasil o Dropbox é bem mais conhecido que o CloudPT, imagina agora ele ser obrigado a por um aviso na sua página alertando aos usuários que o CloudPT também oferece os mesmo serviços. (e fala baixinho, muito mais espaço que o drop)
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Mensagempor Bitetti » Ter, 16 de Abril 2013, 13:01

É um problema meio difícil de resolver. Não é anti-ético um governo favorecer empresas nacionais e também existem obrigações de evitar carteis e "dumping", o limite é atingido quando começa-se a ferir direitos do cidadão e dos comerciantes e isso não é tarefa fácil de se mensurar.
O certo é que empresas como Google já se infiltraram de tao forma na cultura que não se distingue mais a separação da necessidade delas para coisas como serviços de água e luz.
Bitetti

Mensagempor abdo » Ter, 16 de Abril 2013, 14:49

Bitetti escreveu:O certo é que empresas como Google já se infiltraram de tao forma na cultura que não se distingue mais a separação da necessidade delas para coisas como serviços de água e luz.

A única diferença é:
O Buscador (Google) você escolhe, você opta por ele por achar que é o melhor, porque todo mundo usa, porque da status, por ter uma pagina mais clean e bonita (na opinião de cada usuário) enfim você tem opções...

Agora o serviço de água e luz sim são monopólios, são empresas do governo ou concessionárias dos mesmos, você não pode escolher, é esse e tá acabado.

As empresas não podem ter monopólios, mas os governos podem, e podem usar esse monopólio em favor de sí mesmos, manipulando tarifas, negando reajustes, cassando ou outorgando concessões, tudo de acordo com suas necessidades políticas e nunca (ou quase nunca) em benefício do cidadão.

Pelo menos esta é a (infeliz) realidade brasileira.
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 16 de Abril 2013, 15:03

Em Portugal, pelo menos nessa área está a ficar pior. Os monopólios continuam e metade deles já devem estar privatizados :facepalm: Nem são sequer do governo agora.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Voltar para Notícias Gerais