Novo parceiro do Firefox OS quer vender smartphones abaixo dos 40 euros
A Mozilla soma e segue, pelo menos no número de parceiros. A tecnológica indiana Lava confirmou que vai juntar-se ao consórcio de empresas que apoia o sistema operativo móvel da fundação.
A Lava é a mais recente fabricante a declarar fidelidade ao Firefox OS, juntando-se a um grupo cada vez maior de tecnológicas que já se comprometeram com o sistema operativo: Sony, LG, ZTE, Huawei e Foxconn. Para tentar diferenciar-se da concorrência a empresa indiana já disse que os planos passam por produzir um smartphone que possa ser vendido abaixo das três mil rupias, o equivalente a 40 euros.
O cofundador da Lava, Hari Om Rai, fez a revelação ao NDTV Gadgets a propósito da apresentação de novos dispositivos Android, quando questionado se a empresa estaria a investir noutras plataformas móveis. Mais do que a confirmação, a surpresa vem do preço definido para os dispositivos.
Hari Om Rai escusou-se a revelar quais as datas para os lançamentos dos equipamentos, se vão ficar disponíveis internacionalmente ou apenas na Índia, e acima de tudo, quais as especificações técnicas para um smartphone de 40 euros.
O também presidente da Lava confidenciou ainda que o segmento dos tablets, sobretudo aplicado à área da educação, tem interesse para a tecnológica. Segundo informações anteriormente avançadas, a Foxconn também pode estar a produzir um tablet equipado com Firefox OS.
A fundação Mozilla sempre revelou que a estratégia da empresa passava por apostar em dispositivos de gama baixa e média, para conseguir competir com os restantes elementos do mercado através do preço.
Os portugueses já podem adquirir os dois primeiros modelos de smartphones com Firefox OS comercialmente disponíveis, o Keon e o Peak, da espanhola Geeksphone.