Bem-vindo: Qui, 28 de Novembro 2024, 11:26 Pesquisa avançada

Ônibus com "telhado verde" circula na Espanha

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 14 de Agosto 2013, 12:40

O artista Marc Granen, mora em Bescano na Espanha, desenvolveu um telhado verde para autocarros chamado Phyto Kinetic. Uma vez que os espaços verdes são tão valiosos e que as cidades não têm muito espaço livre, Granen lembrou-se de usar as áreas existentes para criar novos jardins, neste caso, sobre rodas.

O Phyto Kinetic utiliza uma esponja leve e hidropônica, com sete centímetros de espessura, que reduz significativamente o peso total do telhado verde. A esponja tem o benefício adicional de ser extremamente maleável, o que a torna fácil de instalar em qualquer formato de teto de ônibus .

A condensação do sistema de ar condicionado do veículo é armazenada e reciclada para regar o telhado. Quando o ar condicionado não é usado, o jardim pode ser regado manualmente.

O jardim mantém-se seguro numa plataforma móvel através de bandas de aço inoxidável fixadas no local com uma malha de proteção ultraleve que segura a superfície plantada. Granen garante que este sistema mantém o jardim preso, mesmo que o ônibus sofra algum  impacto.

Está já atualmente em funcionamento um protótipo que transporta turistas para parques de camping em Girona, Espanha. Em Barcelona, uma empresa já manifestou interesse em patrocinar a sua frota de ônibus com este novo sistema purificador do ar.

No futuro, diferentes ônibus nas cidades poderão cultivar as suas próprias ervas aromáticas, plantas ornamentais ou simplesmente relva. Granen espera que o Phyto Kinetic ajude a mudar a relação dos habitantes urbanos com a natureza e que os ajude a desfrutar de espaços verdes em conjunto com as infra-estruturas das cidades.

Fonte: Inhabitat

O que você achou do Phyto Kinetic? Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.

Referências:

ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Re: Ônibus com "telhado verde" circula na Espanha

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 29 de Agosto 2013, 1:18

Não acho que cultivar seja o futuro, mas a verdade é que pôr vegetais no telhado é sempre uma solução verde! E, não, não estou a falar da cor dos vegetais. Estou a falar mesmo de verde de economizador. É que ao ter vegetação, alguma da energia solar acaba por ser processada e não aquece tanto o telhado.

Aliás, muitas casas modernas, onde os donos pagam bem aos arquitetos, encontramos essas situações. Eu próprio já pensei em fazer algo semelhante aqui numa zona de minha casa :D
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Exploit » Qui, 29 de Agosto 2013, 2:48

os autocarros tem xbox lá dentro? :troll:
Exploit

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 29 de Agosto 2013, 19:12

Exploit (29-08-2013, 2:48) escreveu:os autocarros tem xbox lá dentro? :troll:

:lol:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Voltar para Notícias Gerais