Bem-vindo: Qui, 28 de Novembro 2024, 12:18 Pesquisa avançada

Aprenda a distinguir algumas das licenças open-source!

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Aprenda a distinguir algumas das licenças open-source!

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 6 de Setembro 2013, 16:58

Existem tantas licenças de software hoje em dia! Se você está disposto a criar um software ou mesmo algum conteúdo desde artes e figuras até legendas de vídeos, pode ser tão chato escolher uma licença para isso que muitas vezes essa questão é simplesmente ignorada. Esse post tenta resumir um pouco desse emaranhado de licenças.

O Software Livre deve possuir 4 liberdades fundamentais e essenciais:
  1. executar o programa;
  2. acesso ao código-fonte (open source = código aberto): estudar como ele funciona e adaptá-lo às suas necessidades
  3. distribuir cópias livremente [para ajudar o próximo]
  4. melhorar o programa e liberar seus aperfeiçoamentos, para que toda a comunidade se beneficie.

Esse tipo de licença foi idealizada por Richard Stallman, que criou a Free Software Foundation. Ela é fortemente defendida por ele até hoje.

Licença GNU GPL



A licença mais comum que engloba esses 4 princípios de liberdade é a GNU GPL License. Adicionalmente, ela também exige que quaisquer trabalhos derivados mantenham a mesma licença. Exemplo de software com essa licença: GNU Emacs.

Mais informações: GNU GPL

Licença LGPL



Também existe a LGPL, que é um pouco mais liberal nesse sentido. Ela é praticamente igual à GNU GPL, exceto que não exige que obras derivadas tenham a mesma licença original. Exemplo de software: Tomboy.

Mais informações: LGPL

Note que em inglês o termo free pode ser ambíguo, podendo se referir tanto a gratuito como a livre. O Stallman sempre deixa bem claro que a GNU GPL se refere ao segundo significado. Você pode ganhar dinheiro com software livre: não há nenhuma restrição de mantê-lo grátis. Um exemplo típico: para realizar manutenções.

Em português não há esse problema, temos pelo menos dois termos distintos para acabar com a confusão: grátis e livre.

A GNU GPL é dita um tipo de licença copyleft.

Licença BSD



Uma outra licença é a BSD, dita licença permissiva. Eu particularmente achei um pouco difícil entendê-la por completo, em vez disso acho mais fácil entender algumas coisas a respeito dela comparando-a com a GNU GPl.
  • Ela é uma licença permissiva, no sentido de que é quase um domínio público, ela permite quase tudo, desde que a priori o autor original da obra seja citado.
  • Existem várias variantes da licença BSD, cada qual com seus autores, e isso às vezes é visto como algo annoying.
  • Talvez a principal diferença com relação à GNU GPL: a licença BSD permite que seu software seja incorporado a produtos proprietários. Lembrando que a GNU GPL exigiria que o produto ao qual ela fosse incorporado deveria também ser distribuído sob ela própria. Nesse sentido, por exemplo, código do FreeBSD (sistema operacional) pode ser vastamente incorporado e utilizado por aí, “sem remorso” (desde que os autores sejam citados…).
  • Note que isso é um ponto fundamental: a GNU GPL defende o software livre, e o fato de ter que manter um produto distribuído sobre ela é uma forma de incentivar o uso e o crescimento do mesmo. Enquanto que a BSD acredita que seu software pode ajudar a melhorar (por exemplo) a qualidade de softwares em geral, sejam eles proprietários ou não. Mais informações: BSD vs GNU.
  • Uma passagem interessante (em inglês) encontrada aqui:
    A friend of mine once pointed out that licenses tell you what the license authors were scared of.

    If you’re scared of having your name dragged through the mud, then the BSD license will seem better. If you’re scared of having your software put into a proprietary piece of software, then the GPL will seem better. Whatever the license, the author chooses it because it protects them against what they are afraid of.

    Different people have different concerns and so use different licenses.

Licença MIT



A licença MIT é bem parecida com a BSD versão “3-clause”. Uma diferença é que ela é bem mais simples, a menor de todas.
  • Você pode usar, copiar e modificar o software da maneira que bem entender e ninguém pode impedir você de usá-lo em qualquer projeto (inclusive proprietários), ou copiá-lo e modificá-lo.
  • Você pode distribui-lo como bem entender. Grátis ou vendendo. Sem restrições.
  • A única restrição é o produto deve ser acompanhado com a licença.

A MIT é a licença menos restritiva. Note que a BSD exige disclaimers de garantia. Mais informações aqui.

Licença Apache



Também existe a Apache:
  • Os direitos da licença são perpétuos
  • São garantidos no mundo inteiro (não apenas em um país, por exemplo)
  • São garantidos de graça e sem quaisquer tipo de royalties
  • São não exclusivos: qualquer um pode usar a obra
  • Nenhum desses direitos pode ser tirado uma vez que sejam dados. (Isto é: ninguém pode chegar e dizer “você não pode mais usar isso agora”)

Além disso, a licença deve ser mantida caso alguém modifique o produto. E os créditos devem ser devidamente dados.

Ou seja, a Apache parece ser uma boa segunda opção, no que diz respeito a software livre, depois da GPL. Ela é a licença que o Google costuma usar em seus produtos que são abertos.

Outras licenças



Existem outras licenças populares que eu não abordei aqui, como a creative commons a daMozilla. Também existe um conceito de distribuir software sob licenças mistas / híbridas.

A ideia desse post foi definir e resumir as principais diferenças entre as várias licenças existentes hoje em dia que tem mais a ver com open source e software em particular. Lembrando que temos 2 licenças permissivas: MIT e BSD; e também 2 licenças livres: GPL e Apache.


Referências:



Artigo escrito por Thiago Barroso Perrotta e publicado primeiramente em seu blog.

Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes