Mais de um em cada dez consumidores de todo o mundo, já foram vítimas de fraudes on-line que lhes custaram um bom dinheiro, de acordo com uma pesquisa recente realizada pela especialista em segurança F-Secure, que concretizou as preocupações dos consumidores sobre a segurança online. A pesquisa também mostrou que os computadores e laptops são considerados os dispositivos mais suscetíveis à investidas maliciosas no mundo cibernético.
12% dos europeus declarou ter perdido dinheiro com a fraude on-line, em comparação com 17% dos não-europeus. O Reino Unido foi o país que apresentou o mais alto nível de fraudes dentro da Europa com 17%, e fora da Europa vem os EUA e a Malásia como maiores detentores de tais delitos, totalizando 20% das ocorrências cibercriminosas.
Preocupação com Fraudes em Compras On-line e Acesso ao Internet Banking
De acordo com os níveis baixos que foram relatados de fraudes on-line, também é possível explicar por que os europeus expressam menos preocupação com a segurança on-line e possíveis fraudes envolvendo brasileiros, norte-americanos, malaios e outros. Na Europa, 68% das pessoas estão preocupadas em serem vítimas de fraude quando fazem compras online, e 61 % das pessoas quando acessa serviços de banking online. No resto dos países pesquisados, no entanto, os números são de 87 % e 84 %, respectivamente.
Laptops, Tablets e Outros Dispositivos Móveis
Um número bem maior de pessoas está preocupado realmente com a segurança on-line, bem mais quando usam computadores do que quando usam dispositivos móveis e tablets. Nessa sequência de percentuais, 69% dos consumidores de todo o mundo estão preocupados se eles estão seguros ao utilizar um computador ou laptop para as atividades cotidianas, como navegação, compras, leitura, discussão e jogos. 54% estão preocupados quanto ao uso de dispositivos móveis, e apenas 43% deles demonstram, fortemente, preocupação com o uso de tablets.
Computadores e Notebooks com Windows e Smartphones com Android
Quando perguntados sobre os tipos de dispositivos que usam para o acesso on-line, 89% das pessoas disseram que usam computadores com Windows ou laptops, 39% delas usam smartphones com o sistema Android, 24% usam iPhones, 22% usam tablets com Android, 20% usam iPads, 16% utilizam computadores da Apple, e 16% usam smartphones Windows.
Consciência Sobre Riscos Cibernéticos
Além disso, todos esses entrevistados mostraram altos níveis de consciência sobre a importância do uso de software up-to-date, com 77% das pessoas inquiridas relatando que elas estão cientes de que o fato de não atualizar seu software pode criar vulnerabilidades de segurança. Além disso, 86% dizem que aplicam atualizações regulares de software em seus computadores, e 59% aplicam-nas em seu celular.
Orientações Elementares para Evitar ser Vítima de Fraudes On-line
Embora muitas pessoas saibam exatamente o que devem fazer para evitar ser vítimas de golpes on-line (que estão cada vez mais ousados), nunca é demais reforçar as orientações:
- Portanto, passe a utilizar uma senha exclusiva para cada conta, com uma mistura de letras, de números e caracteres especiais, dificultando ao máximo a descoberta.
- Só forneça suas informações pessoais ou financeiras para sites respeitáveis, nos quais você sabe que pode confiar, e apenas em páginas com "https" na URL.
- Evite ao máximo fazer compras ou transações bancárias, a partir de computadores compartilhados ou públicos, ou mesmo através de rede WiFi pública.
- Tenha muito cuidado com e-mails que fingem ser provenientes do seu banco ou outra organização, pois esses e-mails podem tratar-se de práticas de phishing.
- Não clique em links ou muito menos abra anexos em e-mails suspeitos.
- Verifique se o seu browser e software são up-to-date.
- Se você tiver filhos, esteja ciente sobre o que seu filho esteja clicando, pois muitas "ofertas" são projetadas para se parecer com entretenimento para crianças, quando na verdade, são tentativas de golpes.
- Tenha bastante cuidado com as ofertas que parecem boas demais para ser verdade - elas provavelmente são golpes disfarçados.
- Reveja o seu cartão de crédito regularmente, assim como seu extrato bancário, para garantir que nenhuma transação esteja acontecendo sem o seu conhecimento.
Entrevistas Realizadas pela F-Secure Digital Lifestyle Survey 2013
A F-Secure Digital Lifestyle Survey 2013 fez entrevistas na Web envolvendo cerca de 6.000 assinantes de banda larga, com idades entre 20-60 anos entre 15 países: Alemanha, Itália, França, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Suécia, Finlândia, Polônia, EUA, Brasil, Chile, Colômbia, Austrália e Malásia. O inquérito foi concluído pela GfK, em abril de 2013.