Da mesma que eles são úteis, os caixas eletrônicos também são muito vulneráveis à adulteração e ataques de indivíduos que estão sempre à procura de dinheiro. De acordo com relatórios emitidos pela eWeek que durante uma conferência de segurança realizada esta semana em Toronto, Canadá, o consultor sênior John Hoopes, da Trustwave, forneceu uma visão sobre os ataques que são freqüentemente executados contra sistemas Point of Sale (POS e ATMs), além de tudo o que pode ser feito para impedir tais ataques.
Quando se trata de caixas eletrônicos, os problemas são muitos, disse o consultor. Se o cabo de alimentação da máquina for alcançável, um caixa eletrônico pode, facilmente, ser desligado e ligado novamente, a fim de reiniciá-lo e mostrar qual sistema operacional está sendo executado. Mais frequentemente, o sistema em uso é o Windows XP, e, geralmente, não há correção para o problema.
Na verdade, Hoopes descobriu que muitos caixas eletrônicos ainda são vulneráveis a falhas que persistem desde muito tempo, que teriam sido corrigidas pela Microsoft. Obviamente, os técnicos instalaram o sistema operacional quando a máquina foi colocada em uso, mas a devida manutenção parece não estar sendo feita.
Saiba Mais: http://www.net-security.org/secworld.php?id=15764