O produto tem os não «bancarizados» como alvo. Entre outras funções, o cartão permitirá a recarga do telemóvel, transferência de valores para outros clientes da Vivo, operadora móvel da Telefónica Brasil, e pagamento de compras.
«O objectivo é alcançar clientes da Vivo que não têm conta bancária», disse o presidente da Telefónica, Antonio Carlos Valente.
Quem aderir ao serviço receberá um cartão com a bandeira MasterCard e uma senha. Esses clientes terão também uma conta-corrente pré-paga administrada pela MFS, joint venture criada pelos sócios para administrar soluções de pagamentos móveis.
Assim, os assinantes poderão «depositar» recursos na conta- corrente pré-paga comprando créditos nos mesmos estabelecimentos onde hoje apenas recarregam o telefone. Quem receber transferências de recursos poderá levantá-los em dinheiro em caixas electrónicos Cirrus, do MasterCard, como a rede 24 horas.
O lançamento deve acontecer em Abril em cinco cidades brasileiras e ser expandido para todo o país até Julho. A expectativa é de que o serviço tenha 200 mil utilizadores em Dezembro de 2013, com uma movimentação mensal de cerca de 500 mil operações.