Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 22:41 Pesquisa avançada

Adeus, netbooks: a era dos pequenos acaba em 2013

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Adeus, netbooks: a era dos pequenos acaba em 2013

Mensagempor miles_maverick » Qua, 2 de Janeiro 2013, 17:31

Quando os netbooks surgiram no mercado, eles foram vistos como os “salvadores” da indústria de PCs. Mesmo com potencialidades normalmente menores que os notebooks, muitos compraram os pequenos computadores especialmente pela portabilidade oferecida e pelo menor valor.

No entanto, depois de alguns anos, com as variações no mercado e a criação de novas tecnologias (leia-se tablets e smartphones), o fim da era dos netbooks está próximo e eles serão extintos ainda este ano.

Tal notícia foi dada pelo site The Guardian, que informou que a Asus não produziria mais netbooks em 2013. Para completar o quadro, a Acer também vai parar de fabricar este tipo de computador — em 2012, apenas essas duas companhias continuavam a produzir o modelo.

Motivos que levaram à extinção

Um dos principais motivos apontados para o desaparecimento dos netbooks inclui um aumento na economia — o que levou as pessoas de volta para máquinas mais caras e mais potentes, tais como ultrabooks e laptops tradicionais.

Além disso, os tablets conquistaram o mercado, oferecendo ainda mais portabilidade e sistemas operacionais práticos — detalhes que fizeram com que eles se tornassem os maiores responsáveis pela extinção dos netbooks.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/netbook/3464 ... z2GpvGeJ9c

Momento Fu: grrrr grrrr grrrr grrrr
miles_maverick

Re: Adeus, netbooks: a era dos pequenos acaba em 2013

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 2 de Janeiro 2013, 17:37

Eu acho que acima de tudo as pessoas compraram netbooks porque eram extremamente baratos (comparados com os computadores normais da altura). Para além disso, claro que a portabilidade e o não conhecimento de quão fracos eram os processadores potenciou ainda mais as vendas.

Mas sinceramente, ainda bem que não comprei. Eu iria ficar frustrado. Estive para comprar um pois não tinha ideia da fraca performance. Depois de saber foi um alívio. Para além disso, o tamanho reduzido também não é nada aliciante. É neste quesito que os tablets são muitas vezes superiores. Os tablets têm Sistemas Operativos de smartphones, ou seja, aproveitam cada centímetro da tela (que é maior!) o que os torna uma vantagem enorme no que toca aos momentos de lazer conectados à Internet.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor miles_maverick » Qua, 2 de Janeiro 2013, 17:44

Claudio Novais (02-01-2013, 16:37) escreveu:Eu acho que acima de tudo as pessoas compraram netbooks porque eram extremamente baratos (comparados com os computadores normais da altura). Para além disso, claro que a portabilidade e o não conhecimento de quão fracos eram os processadores potenciou ainda mais as vendas.

Mas sinceramente, ainda bem que não comprei. Eu iria ficar frustrado. Estive para comprar um pois não tinha ideia da fraca performance. Depois de saber foi um alívio. Para além disso, o tamanho reduzido também não é nada aliciante. É neste quesito que os tablets são muitas vezes superiores. Os tablets têm Sistemas Operativos de smartphones, ou seja, aproveitam cada centímetro da tela (que é maior!) o que os torna uma vantagem enorme no que toca aos momentos de lazer conectados à Internet.

Só comprei um pelo tamanho mesmo. Sabia da baixa performance, mas como iria usar o Linux, não iria ser problema...

Para mim tablets só são bons para ler mesmo, mas para trabalhar, não acho muito bem. Já em um netbook trabalho razoavelmente (até arrisco alguns jogos).
miles_maverick

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 2 de Janeiro 2013, 17:52

Eu não aguentaria trabalhar num netbook. É demasiado pequeno, o que o torna cansativo a médio prazo.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Bitetti » Qua, 2 de Janeiro 2013, 18:44

Mas de qualquer forma basta comprar uma tablet e um teclado p tablet e vc tem um netbook pela metade do preço de um!
Bitetti

Mensagempor abdo » Qua, 2 de Janeiro 2013, 20:00

Bitetti escreveu:Mas de qualquer forma basta comprar uma tablet e um teclado p tablet e vc tem um netbook pela metade do preço de um!

Nada a ver, Android para pc é algo muito estranho, se pelo menos a instalação de uma distro Linux fosse algo prático aí sim os tablets com teclado poderiam desbancar os nets, mas ainda prefiro o netbook, com ele tenho portabilidade, tenho todos os meus aplicativos, e posso demonstrar o serviço para o cliente de forma muito mais natural.
E em casa tenho o desk normal, muito embora na maioria das vezes acabo trabalhando mesmo com o net, pelo mobiliddae dnetro de casa.
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 2 de Janeiro 2013, 20:07

Entretanto os Netbooks vão e vêm os Smartphones e Tablets Ubuntu!!! :yeah:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Renato Ferreira » Qua, 2 de Janeiro 2013, 20:35

Só acho que algo do tipo já deveria ter sido lançado ha mais tempo , por mais prático e bonito que o Ubuntu phone seja ,ainda sim vai sofrer com o fato dos rivais terem os principais softwares e jogos ... ele vai ter que ser realmente muito revolucionário pra conquistar seu lugar no mercado .

Me animou quando li que ele estavam tendo o cuidado de fazer com que o OS funcionasse em dispositivos low-end , mas pelo que eu entendi ( meu inglês é falho ) ele exige ao menos 1gb de ram , e isso não é bem o que eu esperava ...

Sobre os netbooks , tinha a intenção de comprar um faz um tempo , mas tinha medo de ter problemas de incompatibilidade com linux , e odiaria ter que usar o Windows 7 starter ...
Editado pela última vez por Renato Ferreira em Qua, 2 de Janeiro 2013, 20:48, em um total de 1 vez.
Renato Ferreira

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 2 de Janeiro 2013, 20:46

Renato Ferreira (02-01-2013, 19:35) escreveu:Me animou quando li que ele estavam tendo o cuidado de fazer com que o OS funcionasse em dispositivos low-end , mas pelo que eu entendi ( meu inglês é falho ) ele exige ao menos 1gb de ram , e isso não é bem o que eu esperava ...

Pois, acho que esse é um pequeno problema. Eles dizem que têm objetivos de produzirem algo pouco pesado, mas exigem alguns aspetos consideráveis ao nível de hardware.

Mas mesmo assim acho que é esperar para ver! A verdade é que o mundo dos smartphones é provavelmente o mais competitivo e os novos modelos estão constantemente a aparecer. Sabem o que isso significa? Que os "modelos antigos" aparecem de forma cada vez mais frequente o que significa que o conceito de "modelos antigos" começa a ser algo muitíssimo bom que apenas não é tecnologia de ponta!

Aliás, basta ver que um computador novo atual, com tecnologia mais fraca é muito barato e muito potente na mesma. Só não é tão potente como os caros, claro.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Alessandra Vianna » Qua, 2 de Janeiro 2013, 21:31

Claudio Novais (02-01-2013, 16:37) escreveu:Eu acho que acima de tudo as pessoas compraram netbooks porque eram extremamente baratos (comparados com os computadores normais da altura). Para além disso, claro que a portabilidade e o não conhecimento de quão fracos eram os processadores potenciou ainda mais as vendas.

Eu concordo plenamente com você! Mas acho que esta "onda" dos tablets ainda é para poucos, ou para quem pode parcelar os preços de forma a não prejudicar pagamentos de coisas mais importantes, como impostos, contas de luz, água e gás... É o que minha irmã faz (mas muito brasileiro (a maioria) não faz), quando ela vê que pode pagar, ela dá um jeito de adiantar todos os pagamentos para não ter problemas no fim do mês.

Minha irmã tem um HP Mini de 2 anos, na época custou o que custa o tablet agora, porém o disco rígido escangalhou. Ela não é muito cuidadosa com suas coisas, mas com essa notícia, acredito que o conserto do aparelho vai ser de grande valia. Ela usa o netbook para edição de áudio e para escrever matérias e artigos. Um tablet, para o que ela faz, talvez não seja apropriado, pois ela usa muito o teclado e acredito que o touch para edição de áudio em programas como o Adobe Edition não deva ser confortável de usar.

O conserto do netbook dela é de R$ 345,00 (345 reais). O tablet comparado ao preço do conserto, custa o dobro (e o iPad, custa muito mais que o dobro), pelo menos no Brasil. Ela está doida para ter uma belezinha dessas, mas acredito que ainda vai demorar um pouco para ela poder comprar.

Vejo que pessoas compram netbooks para reduzir o peso, para poder carregar para qualquer lugar, pois apesar de ter uma performance mais limitada, ainda é um "computador completo". Além do mais, tem celulares que fazem tudo o que os tablets fazem, logo, os mesmos também serão extintos, em um futuro que eu acredito estar muito próximo.
Alessandra Vianna

Próximo

Voltar para Notícias Gerais