Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 22:40 Pesquisa avançada

Apple garante patente de design de seus trackpads

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Apple garante patente de design de seus trackpads

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 16 de Janeiro 2013, 16:22

Apple acaba de receber uma patente (EUA D674, 382) para o design (não funcionalidade) de seus trackpads integrados em laptops. Embora seja uma patente relativamente ampla, tanto quanto patentes de design acabam sendo, ela tem suas limitações e os desenhos definem exatamente quais são.

As ilustrações da patente deixam claro que apenas o trackpad e as linhas de contorno dos lados, além da distância entre o teclado e notebook, são destacadas no laptop. Alguns trackpads são apresentados com uma superfície metálica sobre e outros sem o revestimento de superfície. Apple tem proteção para cada uma dessas interações, que pode ser importante se o concorrente fosse fazer um trackpad de vidro sem um revestimento exterior ou camada.

No entanto, patentes de design são úteis para capturar cópias fieis, mas com um pouco de criatividade eles são muitas vezes fáceis de contornar. Por exemplo, os concorrentes podem adicionar botões abaixo ou acima do trackpad ou inclusive incluir uma diferença maior (ou menor) de distância entre o trackpad e a borda frontal do laptop ou do teclado, entre outras maneiras.

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Apple garante patente de design de seus trackpads

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 16 de Janeiro 2013, 16:27

:facepalm: :facepalm2:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 16 de Janeiro 2013, 16:28

É inacreditável ver estas coisas. Patentear para evitar falsificações? Se esse é o problema (e se não existe lei para tal), criem uma lei exclusiva para cópias/falsificações literais de produtos [da apple].

Agora patentear mais um quadrado que está milímetros abaixo do teclado é mais um absurdo.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 16 de Janeiro 2013, 16:51

Esta apple só pensa em patentes por isso é que a concorrência não avança :S este mundo está completamente perdido :| :facepalm2: :facepalm:
nuno_nunes

Mensagempor ronan.azarias » Qua, 16 de Janeiro 2013, 17:15

O pessoal reclama da Apple criar patentes, pra evitar cópias, monopolizar o mercado e tralalá.

Mas que empresa no mundo não faz isso? Até porque por mais besta que seja o detalhe em um equipamento demanda todo um investimento (ou alguém ainda acha que desenvolvedores não precisam comer?) e é necessário garantir o retorno deste investimento. Até porque ela não é uma empresa em que uma das premissas é "conhecimento para todos". É uma empresa que visa o lucro, como a maioria do mercado.

É acertado da Apple patentear um produto fruto de seu trabalho e investimento. E como foi dito no artigo a empresa que quiser algo do tipo em seu produto só precisa mudar algum detalhe e pronto, não é o mesmo produto.

Agora se acha que isso não pode acontecer porque a empresa vai ganhar milhões e não vai ter concorrência e tals, simplesmente não compre o produto. Não há lucro se não houver demanda.

Além do mais produtos patenteados tem "prazo de validade" dependendo do produto depois de um certo tempo ele se torna parte do "conhecimento humano" (acho que é esse o termo) e qualquer um pode usar.

ronan.azarias

Mensagempor miles_maverick » Qua, 16 de Janeiro 2013, 17:22

:facepalm:
miles_maverick

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 16 de Janeiro 2013, 17:25

ronan.azarias (16-01-2013, 16:15) escreveu:O pessoal reclama da Apple criar patentes, pra evitar cópias, monopolizar o mercado e tralalá.

Mas que empresa no mundo não faz isso? Até porque por mais besta que seja o detalhe em um equipamento demanda todo um investimento (ou alguém ainda acha que desenvolvedores não precisam comer?) e é necessário garantir o retorno deste investimento. Até porque ela não é uma empresa em que uma das premissas é "conhecimento para todos". É uma empresa que visa o lucro, como a maioria do mercado.

É acertado da Apple patentear um produto fruto de seu trabalho e investimento. E como foi dito no artigo a empresa que quiser algo do tipo em seu produto só precisa mudar algum detalhe e pronto, não é o mesmo produto.

Agora se acha que isso não pode acontecer porque a empresa vai ganhar milhões e não vai ter concorrência e tals, simplesmente não compre o produto. Não há lucro se não houver demanda.

Além do mais produtos patenteados tem "prazo de validade" dependendo do produto depois de um certo tempo ele se torna parte do "conhecimento humano" (acho que é esse o termo) e qualquer um pode usar.

Pois a apple também diz que o sistema operativo android é uma copia do ios eu já trabalhei com ios e com android e não tem diferenças quase nenhumas, isso para entupir tribunais

Agora só falta a apple entrar em guerra com asus

A foto do meu asus
nuno_nunes

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 16 de Janeiro 2013, 17:29

ronan.azarias, começando pelo fim, o mundo seria muito melhor se esse prazo de validade não fosse uma fachada. Aí eu apoiaria na totalidade o que você disse. No entanto, esse prazo tem sido extendido cada vez mais. Aquilo que outrora era algo com uma validade normal, passou a ser uma validade durante uma vida inteira (legítimo também) e ultimamente tem passado após a morte de quem encontra. Para saber mais recomendo que veja o link seguinte e se quiser saber ainda mais sugiro que veja uma apresentação do Richard Stallman, visto que ele fala sempre nisso nas suas palestras:

Agora voltando à situação da Apple, bom, para ser sincero acho bem que haja patentes. Acho bem que seja dado o devido a valor a quem descobre coisas. No entanto, as patentes passaram a ser uma arma na guerra virtual entre empresas. As patentes chegam ao cúmulo de querer proibir coisas completamente naturais, nomeadamente os quadrados arredondados em aparelhos pequenos, ou até virar da página digitalmente. Isto são exemplos de coisas completamente naturais. Por exemplo o segundo caso, eles desenvolveram o seu próprio código de virar a página e disseram: "isto foi descoberto por nós". Não! Não foi descoberto, foi desenvolvido à imagem de algo usual.

Este caso serve por exemplo do seguinte: eu fazia agora um determinado computador que tinha um aspeto muito semelhante ao dos da Apple. Mas eu iria patentear e dizer: não eu desenvolvi à minha maneira, é completamente distinto. Será? Não não é! Mas foi isto que aconteceu relativamente à mudança de página que era uma coisa que já existia há muito em produtos Flash e a Apple patenteou.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Thauan Francisco » Qua, 16 de Janeiro 2013, 17:29

Aff....Apple,sai do mercado logo,vc tá bebada. :facepalm2:
agora a apple vai entrar em querra comigo só porque dei uma mordida na maça ¬¬
ou porque tenho um monitor branco ¬¬
Imagem
Nunca em minha vida vou aceitar um destino que não possa me orgulhar...
Thauan Francisco

Mensagempor Pergentino » Qua, 16 de Janeiro 2013, 18:06

Não vai demorar muito para eles patentearem as voltas que são dadas nos parafusos de todo o conjunto de seus produtos!
Pergentino

Próximo

Voltar para Notícias Gerais