Bem-vindo: Qui, 28 de Novembro 2024, 17:30 Pesquisa avançada

Google transfere serviço de DNS no Brasil para os USA

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Google transfere serviço de DNS no Brasil para os USA

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 1 de Novembro 2013, 20:51

Segundo empresa de monitoramento, gigante de buscas
agora usa servidores nos EUA para consultar endereços de sites no País.

O Google está usando servidores baseados nos Estados Unidos para responder a consultas de endereços de sites do Brasil depois que a presidente do País propôs leis de privacidade mais fortes, de acordo com a empresa de monitoramento de Internet Renesys.

A companhia disse na quarta-feira (30) que a gigante das buscas começou a responder consultas de DNS (Domain Name System) do Brasil para os servidores baseados nos EUA desde 12 de setembro, mesmo dia em que a presidente Dilma Rousseff manifestou apoio a uma lei que obriga as empresas de Internet a armazenar dados coletados sobre os cidadãos do País a nível local.

Os comentários dela vieram após documentos vazados pelo ex-funcionário da NSA, Edward Snowden, mostrando que ela e o Brasil foram espionados pela Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA).

Quando perguntado, uma porta-voz do Google respondeu via e-mail em 23 de outubro que "estes dois eventos não estão relacionados", mas não deu mais detalhes sobre a mudança.

DNS traduz nomes de domínios de sites para os endereços IP dos servidores solicitados por um navegador. Muitos ISPs (provedores de Internet) e organizações executam seus próprios servidores DNS. O Google oferece um serviço gratuito, o Public DNS.

A gigante de Mountain View tem sido bem vaga sobre a mudança. No dia 25 de setembro, um engenheiro de software do Google que trabalha no Public DNS, Shen Wan, escreveu em um fórum público que "as consultas ao Google DNS do Brasil (e talvez em outros países da América do Sul também) são manipulados por resolvers nos Estados Unidos."

"Consequentemente, você pode experimentar mais latência do que antes", escreveu Wan. "Lamentamos sobre este transtorno e estamos trabalhando para reiniciar os resolvers no Brasil em um futuro próximo."

Quando um usuário do fórum perguntou se as mudanças resultaram de interesse do Brasil em manter os dados locais do País, Wan escreveu que a questão era extraoficial. Wan não respondeu quando interrogado pelo IDG News Service.

As pessoas podem usar o serviço de DNS do Google, alterando as configurações de rede do computador para os servidores públicos, que estão em endereços IP "8.8.8.8" e "8.8.4.4.".

Se fizerem isso, o Google tem total visibilidade sobre quais sites são visitados - o que é vantajoso para o serviço de publicidade, escreveu Doug Madory, analista sênior da Renesys.

"Ao ganhar visibilidade no uso da Internet de seus usuários, o Google pode usar esses dados para melhorar suas aplicações comerciais, tais como anúncios", escreveu. "São esses dados do usuário que presumivelmente fazem o Google Public DNS sujeito às leis de privacidade mais rigorosas propostas pela presidente Dilma Rousseff."

Antes da mudança, o Google Public DNS respondeu a solicitações de São Paulo em cerca de 50 milésimos de segundo, uma métrica chamada de latência. Essas consultas agora levam mais de 100 milissegundos, escreveu Madory.

O Google Public DNS "ainda funciona muito bem para os usuários latino-americanos, apenas mais lentamente", escreveu Madory.

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Google transfere serviço de DNS no Brasil para os USA

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 1 de Novembro 2013, 21:14

Boas, por isso é que eu uso o Open DNS! Não dou lucro, nem acesso às minhas pesquisas à google!

Para usar o Open DNS, é só utilizar estes valores:

- 208.67.222.222
- 208.67.220.220

E para não dar hipóteses, é utilizar a extensão Disconnect e Disconnect Search!

Estão ambas no mesmo site. É só adicioná-las ao vosso navegador.

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Exploit » Sáb, 2 de Novembro 2013, 3:36

Atitude muito pobre..
Exploit

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 2 de Novembro 2013, 15:44

Sem dúvida que foi uma atitude um pouco triste perante esta realidade que a Internet está atualmente. Tomar esta atitude foi claramente para protegeres os interesses da Google. Tudo bem. Mas foi também a demonstração plena do quão a Google nos entra pelas casas dentro adquirindo todo o tipo de informação privada.

Não adianta por exemplo usarmos liveCDs ou até sistemas de anonimado como o Tailes. Se se usar o DNS da Google estamos claramente a dizer quem nós somos, porque informações do nosso router sabe de certeza também, o que facilmente cruza os dados. :|
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor nuno_nunes » Dom, 3 de Novembro 2013, 22:35

Eu só utilizo as dns publicas em casos extremos :)
nuno_nunes

Mensagempor Exploit » Seg, 4 de Novembro 2013, 3:25

nuno_nunes (03-11-2013, 21:35) escreveu:Eu só utilizo as dns publicas em casos extremos :)

que usas?
Exploit

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 4 de Novembro 2013, 3:29

Exploit (04-11-2013, 2:25) escreveu:
nuno_nunes (03-11-2013, 21:35) escreveu:Eu só utilizo as dns publicas em casos extremos :)

que usas?

Também fiquei curioso Nuno!

Que serviços DNS usas? Privados? Quais?

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor nuno_nunes » Seg, 4 de Novembro 2013, 15:01

Miguel Fonseca (04-11-2013, 2:29) escreveu:

que usas?

Hasta.

Eu utilizo as dns da operadora e não tenho razão de queixa
nuno_nunes

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 4 de Novembro 2013, 15:18

nuno_nunes (04-11-2013, 14:01) escreveu:

que usas?

Hasta.

Boas Nuno, já ouviste falar em traffic shapping?

As operadores gostam muito de nos limitar. Velocidades, acessos a determinados sites e registo das nossas actividades.

Uma das maneiras de contornar essa situação é o uso de DNS seguros, como é o caso do OPEN DNS.

O Google DNS não! Porque eles registam tudo o que fazes através dos resolvers deles e depois usam-no para te bombardear com publicidade a afins.

Devias considerar mudar de DNS para tua segurança e privacidade.

Tu e todos os utilizadores.

Mas pronto, são opções e tens direito às tuas.

Mas aconselhava-te a pesquisares um pouco sobre este assunto e só então tomares a tua decisão.

Hasta.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 4 de Novembro 2013, 20:45

Miguel Fonseca (04-11-2013, 14:18) escreveu:
nuno_nunes (04-11-2013, 14:01) escreveu:

que usas?

Hasta.

Boas Nuno, já ouviste falar em traffic shapping?

As operadores gostam muito de nos limitar. Velocidades, acessos a determinados sites e registo das nossas actividades.

Uma das maneiras de contornar essa situação é o uso de DNS seguros, como é o caso do OPEN DNS.

O Google DNS não! Porque eles registam tudo o que fazes através dos resolvers deles e depois usam-no para te bombardear com publicidade a afins.

Devias considerar mudar de DNS para tua segurança e privacidade.

Tu e todos os utilizadores.

Mas pronto, são opções e tens direito às tuas.

Mas aconselhava-te a pesquisares um pouco sobre este assunto e só então tomares a tua decisão.

Hasta.

Levar com a página das promoções enquanto navego, não é nada agradável (isto usando o DNS da operadora)...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Próximo

Voltar para Notícias Gerais