Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 23:33 Pesquisa avançada

Novas Falhas Descobertas em Versões Recentes do Java

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Re: Novas Falhas Descobertas em Versões Recentes do Java

Mensagempor marcos.vargens » Seg, 4 de Março 2013, 21:48

Google e facebook são coisas "recentes" e não trabalham com o dinheiro dos usuários. O java existe a mais de 10 anos. Foi uma tecnologia muito elogiada desde seu nascimento por muitos motivos, e o maior deles foi justamente a segurança. Não faz sentido jogar fora todo o investimento feito até porque deu certo até agora.
Java é muito mais que um plugin no browser. Mas com o plugin do browser ele se torna uma solução completa cliente-servidor. Ele está sendo alvo dos crackers hoje, antigamente não era. E a Oracle é uma empresa muito conceituada para perder a confiança dos gerentes de TI dessas empresas. Vejo as noticias dizendo que ele não é seguro, mas até agora não vi casos confirmados de invasão pelo java.
Caso os clientes se sintam inseguros ou desconfortáveis, com certeza irão remover essas exigência, mas acredite, os bancos fazem muitas analises antes de optar por uma tecnologia. Se não mudaram ainda, é porque não há motivos para isso.

marcos.vargens

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 4 de Março 2013, 21:51

Claro que sim, eu sei que fazem! Mas por exemplo aqui deste lado do atlântico, pelo menos o Santander não usa. Se me sinto com medo? Nem um pouquinho sequer. Usam várias primitivas de segurança, nomeadamente uma utilizada pelo facebook e Google que é a utilização do smartphone como segunda autenticação.

Tal como disse, podem ser novos, mas acredito que a Google deve ser a empresa mais apetecível de ser atacada, acima dos bancos. E verdade seja dita, eles mantêm-se bem seguros!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor marcos.vargens » Seg, 4 de Março 2013, 22:48

Mas esse é o problema. O google usa tecnologias mais recentes. Os bancos já investiram antes. Mas não sei se o fator determinante é esse mesmo. O Google não gostava da Sun, não gosta da Oracle e não gosta muito do java. Justamente por causa do Android. Deu muita briga e o google chegou a remover projetos feito em java do seu repositório gratuito na época da confusão. Eles com certeza vão evitar o java a qualquer preço. O Facebook é PHP, são ant-java por natureza :troll: .
Para mim, esses são os principais motivos para essas empresas não usar java. É claro que tem muitas alternativas hoje para quase tudo.
Quanta a autenticação secundária meu banco possui um aparelho de token, e pelo que pude perceber é justamente na hora de digitar o o valor do token que o plugin do java entra em ação. Eu desconfio que é para assumir o controle do que é digitado, pois diretamente no browser um script infiltrado na página roubaria com facilidade. Isso evita por exemplo o famoso e antiquado teclado virtual.

marcos.vargens

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 4 de Março 2013, 22:56

Disputa entre Sun e Google? Duvida MUITO. Competições aparte as empresas usam o que precisar de usar, basta olhar para os displays da Sun nos iPhones, nas aplicações Google no iPhone, entre muitíssimos outros projetos.

A questão é que o Java é excelente para unificar as coisas e até para hardware. No entanto, em termos ótimos ele é uma autêntica porcaria. Ah e posso dizer que é uma porcaria, mas sou o primeiro a dizer que ao nível de desenvolvimento o Java é espetacular. É uma linguagem muitíssimo organizada e muito bem documentada. Mas o produto final não presta, eu não gosto.

Agora quanto a segurança, tudo depende das técnicas a usar. Há muita coisa que se faz sem java e são altamente seguras na mesma. O Gmail deve ser dos serviços mais usados que contém informação sensível. Que eu me lembre só houve uma ataque bem sucedido (sim houve) por uns chineses.

Portanto se o java é melhor? Não me parece que faça muitos milagres a mais que outros softwares, até pelo contrário. Sobre o tal investimento inicial dos bancos, ok. Mas se não modernizam ficam para traz. Olhe para a Microsoft que agora anda a correr para recuperar tudo o que perdeu.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 4 de Março 2013, 23:50

Claudio Novais (04-03-2013, 21:56) escreveu:(...)

A questão é que o Java é excelente para unificar as coisas e até para hardware. (...)

8| o.0 é que nem pensar! Havias de controlar um semáforo com Java! :doh:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor marcos.vargens » Ter, 5 de Março 2013, 0:00

Não disse que era melhor Claudio, disse que talvez seja o melhor custo beneficio para quem usa. O google é uma empresa de tecnologia. Ela cria coisas como o Android. Bancos não fazem isso. Eles apenas usam o que for mais seguro e barato. Na época em que o java surgiu ele era sem duvida a melhor solução para o momento. Será que vale mesmo a pena o banco mudar tudo só porque o google usa outra coisa? Eu acho que não.

marcos.vargens

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 5 de Março 2013, 0:08

Porque o Google usa não, mas porque é uma evolução natural usar tecnologias mais modernas aí sim! Repare nos valores que o Paypal mexe todo os dias, a Betfair e mais um conjunto enorme de serviço. Nenhuma usa Java!

Nem sei como será noutros países. Bancos só ouço aí do Brasil. :|
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor marcos.vargens » Ter, 5 de Março 2013, 0:12

Luis Cardoso (04-03-2013, 22:50) escreveu:
Claudio Novais (04-03-2013, 21:56) escreveu:(...)

A questão é que o Java é excelente para unificar as coisas e até para hardware. (...)

8| o.0 é que nem pensar! Havias de controlar um semáforo com Java! :doh:

Conheço uma empresa que controla navios do exercito americano com java o.0

marcos.vargens

Mensagempor marcos.vargens » Ter, 5 de Março 2013, 0:26

Claudio Novais (04-03-2013, 23:08) escreveu:Porque o Google usa não, mas porque é uma evolução natural usar tecnologias mais modernas aí sim! Repare nos valores que o Paypal mexe todo os dias, a Betfair e mais um conjunto enorme de serviço. Nenhuma usa Java!

Sem dúvida, acho que somente aqui mesmo se usa o plugin do java para esses fins, mas aqui é assim, não se evolui se não valer a pena. Até agora não tem dado problema não vão mudar nada. Agora se os rumores de insegurança aumentarem, aí eles correm atrás.

Mas por mim, eu acabava com esse plugin do java para browsers. Não vejo vantagem alguma nele. O forte do java está na sua plataforma JEE que é totalmente voltada para web e roda em servidores.

marcos.vargens

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 5 de Março 2013, 0:31

Claudio Novais (04-03-2013, 23:08) escreveu:Porque o Google usa não, mas porque é uma evolução natural usar tecnologias mais modernas aí sim! Repare nos valores que o Paypal mexe todo os dias, a Betfair e mais um conjunto enorme de serviço. Nenhuma usa Java!

As caixas ATM em Portugal usam Java (nalgumas é mesmo Windows 2000 + Java :facepalm2: )!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

AnteriorPróximo

Voltar para Notícias Gerais