Saiba como surgiu os sinais que utilizam uma sequência de caracteres para expressar emoções
Há 30 anos Scott Fahman, da Universidade de Carnegie Mellon, Pittsburgh (Estados Unidos), criou o primeiro emoticon da história. Segundo a BBC, o professor sugeriu em um fórum de discussão acadêmico que as pessoas utilizassem uma sequência de caracteres para determinar piadas: :-)
A intenção dele era diferenciar as mensagens irônicas das sérias.
O uso dos sinais logo foi adotado também em outras universidades e acabou saindo do meio acadêmico e se multiplicando, principalmente nos anos 1990, com a proliferação do acesso à internet e a popularização dos e-mails. Em uma recente entrevista ao jornal britânico The Independent, Fahlman, que ainda leciona na mesma universidade, afirmou que não esperava o sucesso de sua invenção.
"Foi um pouco de bobagem que eu introduzi [o emoticon] em uma discussão sobre física", disse. "Tomou dez minutos da minha vida. Esperava que meu comentário divertisse alguns dos meus amigos e que morresse ali", comentou.
O professor é um crítico da versão moderna dos emoticons, na forma das carinhas amarelas usadas principalmente em serviços de mensagens instantâneas. Para ele, estas representações são feias e limitam o desafio de tentar criar novas maneiras de expressar emoções usando caracteres.
Você é adepto dos emoticons? Fale para gente o que você acha desta invenção e aproveite para nos mostrar qual é o seu emoticon favorito.
Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins o agradece sua preferência, volte sempre!
CREATION SOURCE: Olhar Digital
Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!