Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 6:22 Pesquisa avançada

Construindo um computador para imitar o cérebro

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Construindo um computador para imitar o cérebro

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 30 de Setembro 2012, 18:13

Steve Furber: Construindo um computador para imitar o cérebro.




____Aqueles de certa idade, como as crianças na década de 1980, vão se lembrar do “Acorn BBC Micro computer”, projetado para o projeto de alfabetização por computadores da BBC.

____Um dos principais designers por trás do BBC Micro foi Steve Furber, que desenvolveu o microprocessador de computadores ARM, que hoje é usado em uma variedade de tecnologias computacionais e nós principais modelos de telefones. Em suas anotações Furber diz: "O BBC Micro foi muito mais uma máquina da década de 80, enquanto que o processador ARM cresce cada vez mais, tanto que sua remessa passou para 30 bilhões. Eu acho que o ARM é provavelmente responsável pelo poder da computação de hoje, mais do que qualquer outra coisa de toda história da computação junta.”

____Após o sucesso na Acorn, Steve Furber foi nomeado o Professor ICL de Engenharia de Computação na Universidade de Manchester, onde contribui para avanços da computação ate os dias de hoje. Ele também é membro do IEEE, uma organização que se preocupa com o avanço da tecnologia para o benefício da humanidade.

Copiando o cérebro humano



____Furber está conduzindo um projeto chamado SpiNNaker (Spiking Neural Network Architecture). A finalidade do projeto é o de criar um novo tipo de computador que pode modelar o cérebro humano Furber diz, " SpiNNaker é uma máquina de computação paralela que é o resultado de pensar sobre a questão de como modelar cérebro como funções. Isso é algo que venho pensando desde 1998 e realmente construindo desde 2005 por isso, é um projeto que tem um longo período de gestação. "

Sensação elétrica



____Em biologia, impulsos elétricos nos neurônios conhecido como picos de enviar mensagens ao longo das redes neurais do cérebro. São esses pontos que o computador está tentando replicar. Furber diz: "A idéia principal é construir uma máquina capaz de modelar os níveis muito elevados de conectividade encontrados no cérebro e executados biologicamente em tempo real para que ele opere na mesma velocidade que a biologia. O conceito central da arquitetura é que o modelo que a conectividade ao sistema tem de ser capaz de transmitir um grande número de mensagens curtas muito rapidamente. "

____SpiNNaker utiliza processamento paralelo, que é contrário de computação tradicional de processamento múltiplo simultaneamente, isto é, o problema particular é dividido em partes diferentes, cada uma executando a sua parte do algoritmo ao mesmo tempo.

____A diferença entre SpiNNaker e outros computadores paralelos, no entanto, é a forma em que as mensagens são encaminhadas. Furber diz, "Em supercomputadores paralelos as mensagens são encaminhadas individualmente, então para cada vez que você enviar uma mensagem, você tem que dizer onde ela tem que ir, enquanto que com Spinnaker você analisa o problema que você está tentando modelar em termos de um conjunto de processos e gráfico que os conecta juntos. O gráfico mapea em hardware em termos de roteamento de modo que, quando um processo que está modelando um neurônio quer emitir um pico, tudo o processador que tem a fazer é deixar um pacote identificar o neurônio que deu um pico no tecido de comunicações e do tecido então irá fazer todo o encaminhamento.”

A ajuda ao neurocirurgião



____Até agora, o projeto está progredindo bem, sem quaisquer retrocessos significativos. Eles criaram o seu próprio protótipo do projeto sob medida de silício com uma única placa de circuito de 864 processadores.

____Furber diz: "Esse conselho é para formar o componente básico que temos usado para escalar para as máquinas maiores. Nosso objetivo final dentro do projeto atual é construir uma máquina com um milhão de núcleos ARM todos executando simultaneamente o mesmo modelo. Para conseguir isto em proporção, no entanto, mesmo com um milhão de núcleos ARM estamos apenas a cerca de 1% da complexidade do cérebro humano.”

____O objetivo da Spinnaker é permitir que os neurocirurgiões e psicólogos testar suas hipóteses sobre os padrões neurais em um esforço para desvendar os mistérios do cérebro. Furber diz: "É evidente que o objetivo é entender o cérebro. O computador não vai fazê-lo por conta própria. Contamos com especialistas do cérebro para nos dar as entradas que precisamos para testar a máquina em todos os tipos de formas úteis.”

Fonte: Humans Invent



Fonte: Engenharia é
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Construindo um computador para imitar o cérebro

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 30 de Setembro 2012, 20:32

Esse 1% é muito subjetivo. Acho que a robótica auto-sustentável está cada vez mais próxima. E este é um dos projetos que está a construir o caminho para que isso aconteça. Será bom? Eu acho que não :|
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Construindo um computador para imitar o cérebro

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 30 de Setembro 2012, 21:44

Claudio Novais (30-09-2012, 20:32) escreveu:Esse 1% é muito subjetivo. Acho que a robótica auto-sustentável está cada vez mais próxima. E este é um dos projetos que está a construir o caminho para que isso aconteça. Será bom? Eu acho que não :|

Calma, muita calma a fazer estas declarações! Os robôs actuais não se regem por um cérebro semelhante ao nosso (nem lá perto). Nos robôs, a coisa é feita com protocolos I2C, IrDA, UART, USART, SPI, USB, LPT, etc... Para tudo isso, existem alguns controlos pré-programados. Resumindo, os robôs apenas fazem aquilo para que foram programados, fora disso não são capazes de se desenrascar!

O que está a ser dito aqui nesta notícia é algo semelhante ao que o cérebro animal faz, logo o computador terá de ter uma evolução semelhante à nossa, criar as suas redes de comunicação dependendo apenas da força do sinal (tal como acontece no nosso, os sinais mais fracos são ignorados e apenas permanecem os mais fortes).

Uma boa forma de se aproximarem mais ao nosso método, seria a apresentada por alguns contos/filmes de ficção: Cérebros Quânticos! Um exemplo disso é o Stealth, Ameaça Silenciosa.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal


Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 37 visitantes