"São questões muito localizadas, em que existem alguns problemas de qualidade de sinal, muito embora, na generalidade dos casos, quando vamos ao local verificar são sobretudo problemas de instalação", detalhou uma porta-voz do regulador em declarações citadas por vários meios.
Os dados dão origem a um balanço negativo do processo de migração para a Associação de Defesa do Consumidor, que encaminhou para a Anacom duas mil queixas relacionadas com o processo.
No que refere às queixas recebidas pela associação as questões ligadas à falta de sinal, sobretudo durante o período noturno, dominam e muitas delas foram feitas por pessoas que estão no interior e por idosos, as populações mais desfavorecidas.
A Deco faz "um balanço negativo do processo, com responsabilidades tripartidas atribuídas ao Governo, à Anacom e à PT", cita a Agência Financeira. "Causou incómodos, transtornos e despesas aos consumidores, sem que, com isso, eles viessem a beneficiar de uma oferta maior de canais", acrescenta a associação citada pela mesma fonte.
Para a associação a TDT foi mal planeada e não se traduz numa oferta com mais-valia para os utilizadores, que tiveram de suportar os custos da mudança.