Existem cinco maneiras diferentes de os jogos serem promovidos dentro da rede social: através do centro de aplicações, através das notificações e dos murais dos amigos, através do feed de novidades e através da marcação como favorito para mais tarde ver. O fator social ajuda o gaming a crescer dentro da rede, pois os utilizadores veem o que os amigos estão a jogar e acabam por ficar atraídos pelo jogo.
"Quando te inscreves num jogo social onde apenas um ou dois dos teus amigos estão a jogar, não é tão engraçado como se estivessem 10 ou 20", disse Alex Shultz, diretor para a área de crescimento do Facebook.
Segundo revela o Mashable, quando cinco amigos estão relacionados a um mesmo jogo, uma sexta pessoa será provavelmente atraída para esse título. O Facebook diz ainda que tem visto uma evolução na qualidade e na complexidade dos jogos, que são características que estão a tornar-se uma tendência dentro do gaming da rede social.
Os diferentes jogos que se podem encontrar na rede social também estão a ficar mais diversificados, tanto a nível do género sexual a que se destina como na origem geográfica desses mesmos jogos.
A categoria de jogos de simulação é a mais popular entre os 251 milhões de jogadores ativos, seguidos pelos jogos de arcada e pelos jogos de puzzle. Estas categorias foram também as que mais cresceram entre 2011 e 2012.
O Facebook está ainda focado nos utilizadores mobile e na importância que os jogos também podem representar nas plataformas móveis. Títulos como o SongPop e Words With Friends estão disponíveis também a partir dos telemóveis e dos tablets.
A rede social de Mark Zuckerberg já tem alguns títulos planeados para o ano de 2013 que vão tentar agarrar a atenção dos utilizadores: The Wizard of Oz e CityVille 2 serão lançados na versão desktop, e Hay Day e NFL Pro 2013 na versão móvel.