De acordo com o relatório da empresa de soluções de segurança Kindsight, relativo ao período compreendido entre julho e setembro deste ano, a principal causa dá pelo nome de ZeroAccess, o botnet mais ativo durante o período abrangido pelo relatório e que terá infetado mais de dois milhões de utilizadores em todo o mundo, com 650 mil utilizadores a surgir apenas dos EUA.
Este malware terá gerado cerca de 140 milhões de cliques fraudulentos em publicidade, bem como 260 TB de tráfego diários na Internet. A Kindsight juntou estes dados a testes efetuados em conjunto com um especialista em publicidade na Internet, durante 24 horas, ao tráfego gerado pelo referido botnet, tendo confirmado que dos 140 cliques obtidos em anúncios 18 foram efetivamente pagos pelo anunciante.
Em termos gerais o relatório agora divulgado indica que 13% dos lares foram infetados com software malicioso no terceiro trimestre de 2012 - contra 14% registados no trimestre anterior - enquanto 6,5% das redes de banda larga estavam infetadas com ameaças de alto-nível.
Os principais métodos usados para infetar os computadores partiram de software instalado em websites que aproveitou vulnerabilidades nas máquina, com os botnets do tipo Alureon, ZeroAccess, Zeus ou SpyEye a surgir como os mais ativos. A prática de phishing através de emails manteve-se como uma das técnicas de "infeção" mais usadas.
Eis as 20 principais infeções detetadas em redes domésticas:
O relatório da Kindsight destaca ainda que no mesmo período 0,3% dos dispositivos móveis a nível mundial estavam infetados com ameaças de alto-nível, com o sistema operativo Android e os dispositivos de acesso à Internet móvel baseados em pens USB a surgirem como os mais infetados.
Apesar de os valores serem residuais, a empresa destaca o aumento de 165% de malware para Android, referindo que grande parte do malware para este sistema operativo tinha como objetivo roubar informação sobre próprio dispositivo ou "sequestrar" o dispositivo para o envio de SMS.
No quadro que se segue, a Kindsight destaca as 10 principais infeções em dispositivos Android ocorridas no terceiro trimestre de 2012: