Investigação MIT: Tablets e telemóveis recarregam-se sozinhos
Os ecrãs de cristal líquido que equipam telemóveis e tablets permitem que estes aparelhos se recarreguem sozinhos, de acordo com um processo concebido por investigadores do Massachussets Institute of Technology (MIT).
O método científico proposto baseia- se na semelhança entre as células fotovoltaicas e os ecrãs, uma vez que ambos podem absorver a luz incidente para funcionarem, explica um artigo publicado na revista britânica Energy and Environmental Science, da Royal Society.
O modelo proposto parte do princípio que naqueles dispositivos eletrónicos, a energia da luz incidente e dos feixes irradiados dos monitores pode ser redirecionada para os rebordos do ecrã e, aí, ser captada por células solares tanto em condições de iluminação exterior como interior.
Um dos obstáculos que este projeto enfrentou até aqui era não conseguir converter parte dessa luz, dado que isso também retirava qualidade à imagem.
Mas agora, segundo os investigadores, essa dificuldade foi ultrapassada uma vez convertida para a categoria de infravermelho (não visível pela olho humano) a frequência da energia em forma de luz que se pretende aproveitar para a função de recarga do aparelho.