O novo serviço de mapas da Nokia possui características que funcionam offline - tal como acontecia no Nokia Maps -, suporta navegação por voz e fornece indicações relativas aos transportes públicos. As aplicações do HERE vão ter ainda a funcionalidade de mapas 3D, graças à aquisição da empresa norte-americana earthmine que desenvolvia tecnologias de mapeamento em três dimensões.
Mas a grande vantagem do Nokia HERE acaba por ser a versatilidade que o serviço tem ao poder ficar disponível em diferentes plataformas móveis e diferentes dispositivos.
Em comunicado a empresa finlandesa anunciou uma parceria com a Firefox para que o HERE fique disponível em 2013 nos dispositivos com Firefox OS, através de uma aplicação Web. O Nokia HERE também vai ficar disponível para dispositivos Android. A empresa finlandesa vai disponibilizar ainda um kit de desenvolvimento para as fabricantes parceiras do sistema operativo móvel da Google para que possam construir aplicações que tenham por base o novo sistema de georreferenciação.
A chegada do HERE representa uma jogada estratégica importante da Nokia nos dispositivos Apple. O mau desempenho e as críticas do Apple Maps, que valeu um pedido de desculpas do diretor executivo Tim Cook, abriu uma janela de oportunidade para outros serviços de mapeamento. Segundo as previsões da Nokia a aplicação HERE deve ficar disponível na AppStore nas próximas semanas.
Quem quiser pode explorar o Nokia Here em versão Web neste link.
"Com o HERE pretendemos partilhar os nossos 20 anos de perícia em localização para novos dispositivos e sistemas operativos que vão para além da Nokia. Como resultado, acreditamos que mais pessoas vão beneficiar e contribuir para o nosso serviço de mapeamento e localização", referiu em comunicado Stephen Elop, diretor executivo da empresa finlandesa.
A Nokia adianta-se à Google na "corrida" às aplicações de mapas nos dispositivos da Apple. Existem informações não confirmadas de que a Google está a trabalhar numa aplicação do Maps para iOS, mas existe a possibilidade de a Apple não aprovar a aplicação. A única iniciativa da empresa de Mountain View foi disponibilizar uma Web App do Google Maps que funciona em todos os dispositivos móveis com acesso a browser.
Por fim o Nokia HERE apresenta-se ao mesmo tempo como um concorrente ao Google Maps. Na versão Web é possível ter acesso a diferentes tipos de vista (Vista do Mapa, Maps 3D e Satélite), sugestão de locais baseados na localização do utilizador e existe ainda a possibilidade de "visitar" as principais capitais mundiais.