Lisboa instala deteção de matrículas para multar carros antigos
A Câmara Municipal de Lisboa implementou no ano passado um plano que prevê a exclusão que impede os carros mais antigos de circularem em algumas zonas da cidades, mas poucos veículos têm sido multados. Agora a câmara vai instalar um sistema de deteção automática de matrículas que facilitará a aplicação das multas.
A notícia foi avançada hoje pela TSF, que indica que o sistema de vigilância eletrónica pretende garantir a aplicação desta proibição, até porque a PSP, responsável por esta zona, tem falta de meios e não está atenta ao problema. As multas podem ir até 25 euros.
O plano Zona de Emissões Reduzidas (ZER) começou a ser implementado em 2011 para os veículos com data de matrícula anterior a 1992, sendo no ano passado alargado aos carros matriculados antes de 1996. O vereador da mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa adiantou à TSF que no final do primeiro trimestre de 2013 as regras de circulação serão ainda mais apertadas e que os carros com matrículas anteriores ao ano 2000 vão deixar de poder circular na Baixa da cidade, alargando a exclusão que antes estava circunscrita aos veículos anteriores a 1996.
Segundo o vereador, as novas regras são uma exigência da União Europeia para evitar a poluição na cidade.
As multas podem rondar os vinte euros, e em alguns casos as zonas de exclusão ultrapassam a Baixa da cidade e estendem-se a algumas vias de circulação, como o Eixo Norte-Sul.