O Google apanhou alguns utilizadores de Android de surpresa quando anunciou o seu jogo para Android: o Ingress. Trata-se de um ARG (jogo de realidade alternativa) que deverá fazer com que os jogadores interajam com o ambiente físico no qual estão de uma forma completamente diferente.
O jogo foi concebido por John Hanke, ex-director da empresa de Mountain View e fundador da start-up Niantic Labs, que integra o Google.
Para jogar, os utilizadores precisam de angariar energia, chamada de «XM», acumulada ao caminhar por trilhas específicas, semelhante a um Pac-Man da vida real, explica o AllThingsD. Com esta energia, poderão realizar missões e visitar «portais» mundo afora, que são associados a locais públicos com bibliotecas, galerias de arte e outros locais bastante acessíveis.
A descrição do jogo na Google Play Store diz que «transforma o mundo real em cenário para um jogo de mistério, intriga e competição». O texto explica ainda que «uma energia misteriosa foi descoberta por uma equipa de cientistas na Europa. A origem e propósito desta força é desconhecida, mas alguns peritos acreditam que está a influenciar o modo como pensamos. Precisamos de controlá-la, ou ela controlar-nos-á.»
«O conceito do jogo é algo semelhante a World of Warcraft, onde todos os conectados num mundo estão a jogar o mesmo jogo», conta o criador. Ele pretende que o jogo seja moldado pelo interesse dos utilizadores.
Hanke explica que o jogo girará em torno de duas equipas rivais, que o disputam simultaneamente: os «Enlightened» (Iluminados), que aceitam o poder, e os «Resistance» (Resistência), que lutam contra este poder. Ele afirma que todos podem jogar, de qualquer parte do mundo, mas áreas mais povoadas deverão ter maior competição por recursos.
O Google espera utilizar a publicidade para monitorizar o jogo através de publicidade, incorporando lojas reais e produtos no jogo.
O jogo ainda está em fase beta fechada, mas já é possível pedir um convite para juntar-se à etapa de testes. Para isso, basta aceder ao site. A aplicação, exclusiva para Android, pelo menos no início, está disponível na Google Play Store.