Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 16:24 Pesquisa avançada

Software converte expressões faciais para avatar em tempo re

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Software converte expressões faciais para avatar em tempo re

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 21 de Novembro 2012, 22:09

Software converte expressões faciais para avatar em tempo real






O trabalho dos designers de animação de videojogos acaba de ficar mais fácil, agora que foi revelado um software capaz de detectar os movimentos faciais de uma pessoa e reproduzi-los num avatar, em tempo real.

Trata-se do programa «Faceshift», do Laboratório de Gráficos de Computador e Geometria da EPFL.

Numa demonstração das potencialidades do software, o fundador da start-up, Thibaut Weise, vai falando enquanto ao seu lado, num ecrã, uma criatura em 3D «imita» as suas expressões faciais, movimento a movimento.

Para o processo resultar, é necessário ter uma câmara de detecção de movimento e de profundidade, ao estilo do Kinect, da Microsoft; ou da Asus Xtion.

Na primeira utilização, a câmara demorará dez minutos a reconhecer a cara do utilizador. O programa pede que façamos algumas expressões emotivas, como sorrir, levantar as sobrancelhas, entre outras.

«Quanto mais movimento for incorporado nas 50 posições do programa, mas realistas são os resultados», sublinhou Weise, criador da start-up que está sedeada no Technopark em Zurique.

«É quase como sair do nosso corpo e entrar no do avatar», brincou.

O grande desafio da equipa foi encontrar um algoritmo para combinar os dados de profundidade da câmara com a cor da imagem do avatar, num único passo.

A empresa demonstrou que é possível reconstruir movimentos faciais em tempo real sem recorrer a marcadores faciais ou a hardware complexo de digitalização.

Num filme de animação ou videojogo, as expressões faciais das personagens são definidas por um programa que movimenta diferentes partes do rosto. Por exemplo, para uma expressão zangada, há que mover as sobrancelhas num certo sentido, a boca, etc.

Com o novo software, a expressão das personagens é directamente «importada» da informação captada da expressão do actor na vida real.

«Esta nova ferramenta pode reduzir o tempo de feitura de um filme em cerca de 30%», aponta Weise.

O responsável, que já está em conversações com grandes fabricantes de videojogos, acredita que a próxima geração de câmaras 3D vai permitir à sua empresa arrancar em força no mercado.

Entretanto, a companhia providencia versões para o público em geral, integradas em aplicações como o Skype ou os videojogos para jogar online.

Video: http://videos.sapo.pt/rUIAa4ZZo9Ue3JCGudu0

Fonte: Diário Digital


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes

cron