Para que a tecnologia comece a ser usada faltam terminais compatíveis nas lojas e espaços comerciais, explicou Paulo Raposo, responsável da Mastercard em Portugal ao Diário Económico.
A tecnologia sem contacto permite que a informação do cartão seja lida quando este é passado junto a um terminal, dispensando a introdução de PIN ou a assinatura do utilizador. A investigação da Mastercard nesta área é antiga e é aliás uma das áreas de colaboração entre a empresa de sistemas de pagamento eletrónico e a líder mundial dos processadores, Intel, como o TeK já tinha noticiado.
Para os bancos e comerciantes portugueses o conceito também não é novo. Em 2010 foi realizado um piloto para testar a tecnologia, experiência que tinha uma duração prevista de seis meses. Dos resultados dependeria a decisão de lançamento de ofertas comerciais nessa área.
Na altura o piloto, que experimentava a solução para pagamentos de baixo valor (até 20 euros), envolveu a Mastercard e a Visa que no mesmo universo de lojas testaram uma solução idêntica à qual dão nomes distintos: PayPass na MasterCard e PayWave na Visa.
Agora o responsável da MasterCard em Portugal adianta que a nível local bancos como o Santander Totta, a Caixa Geral de Depósitos ou o BCP já estão prontos para introduzir a tecnologia.
"Falta apenas, do lado do retalho, existirem os terminais que aceitem esta tecnologia no comércio. Depois disso, já vai ser possível pagar com estes cartões", garantiu ao Diário o mesmo responsável, defendendo que "em 2013 isso será uma realidade".