Os robots foram desenvolvidos pelo Georgia Robotics and Intelligent Systems (GRITS) Lab, a par de um sistema de linhas de comando baseadas em ordens espaço-temporais, que os dispositivos tinham que aprender e interpretar de forma autónoma.
O objetivo estabelecido foi não só o de interpretar corretamente a peça musical, como de garantir a ação inteligente dos robots, usando algoritmos que definem estratégias de comportamentos coordenados.
Em termos práticos, o primeiro robot recebe todas as instruções e fica com a incumbência de ir delegando nos outros robots algumas dessas instruções, em função dos objetivos.
Visualizando o vídeo, é possível perceber que o número de robots necessários varia consoante a velocidade a que o tema é tocado. Na versão mais lenta da mesma música, alguns desses robots recebem a ordem de que não são necessários e, dessa forma, "assistem" à interpretação, enquanto não chega a sua vez…
Video: http://videos.sapo.pt/7knDoRnh5Dod5Nuz44Jy
Apesar da (lenta) demonstração musical, os responsáveis pelo projeto garantem que as aplicações práticas deste sistema podem ir do estudo das alterações do clima a uma utilização com fins militares, embora não tenham anunciado oficialmente nenhuma aplicação concreta.
Fonte: Tek
PS: Quem conseguir o video do youtube que poste, muito obrigado