Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 17:37 Pesquisa avançada

3 em cada 4 novos clientes de banda larga fixa optam por fib

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

3 em cada 4 novos clientes de banda larga fixa optam por fib

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 28 de Novembro 2012, 14:07

3 em cada 4 novos clientes de banda larga fixa optam por fibra

Apesar dos investimentos em infraestrutura, as taxas de utilização da banda larga em Portugal continuam relativamente baixas, não ultrapassando ainda os 30%. Os números hoje revelados pela Anacom apontam para crescimentos tímidos, que são de 0,4% nos acessos fixos e 1,3% nos acessos móveis, que passam a contar com uma taxa de penetração de 22,1 e 29,8 em 100 habitantes, respetivamente. A fibra ainda não passa dos 3,2.

As ligações ADSL continuam a dominar nos acessos fixos, correspondendo a 46,1% de todos os acessos fixos, mas o peso tem vindo a descer desde o último trimestre de 2006, quando atingiu o pico máximo. O cabo é a segunda opção, com 39,5% do total de acessos em banda larga fixa.

A fibra ótica é a tecnologia de suporte que mais cresce na banda larga fixa, aumentando o número de clientes 9,9% face ao trimestre anterior para os 337 mil. 3 em cada 4 clientes de novos acessos são suportados neste tipo de rede. Mesmo assim, quatro anos depois do lançamento das primeiras ofertas, a tecnologia FTTH/FTTB é usada apenas por 3,2 em cada 100 habitantes.

Os pacotes de serviços continuam a ser os grandes impulsionadores do acesso à Internet em banda larga fixa, sendo a opção registada por 86% dos novos clientes, escolhendo a larga maioria (77%) pacotes triple-play (com televisão e telefone fixo).

No total, o número de clientes em banda larga fixa chegou aos 2,4 milhões no final do terceiro trimestre, somando mais 40 mil assinantes.

O Grupo Portugal Telecom mantém a liderança em termos de quota de mercado na banda larga fixa, com 51,1% do mercado, subindo 0,5% face ao trimestre anterior e 9,7% desde o spin-off da PT Multimédia (em novembro de 2007), nota o relatório da Anacom.

A Anacom cita ainda um estudo do Barómetro Telecomunicações, da Marktest, indicando que a mensalidade média do serviço de acesso à Internet individualizado era de 21,3 euros no caso da Internet fixa e de 15,5 euros no caso da Internet móvel através de placas/modem.

A despesa média mensal das famílias com ofertas em pacote variou entre 49,5 euros no caso do triple-play (que inclui o telefone fixo, acesso à Internet e assinatura de televisão) e os 26,5 euros no caso do double-play (só telefone e Internet).

Fonte: Tek

nuno_nunes

Re: 3 em cada 4 novos clientes de banda larga fixa optam por

Mensagempor José Craveiro » Qua, 28 de Novembro 2012, 18:19

Já não tenho devido a alteração de residência recente e não renovei o serviço devido à recente morada cuja permanência ainda está por definir, mas por experiência própria devo dizer que a modalidade ADSL, no meu recente caso, Sapo-ADSL da PT foi a melhor relação qualidade/preço que tive em serviço de Internet.
Se tal se proporcionar, no que depender de mim, não quero outro!
José Craveiro

Re: 3 em cada 4 novos clientes de banda larga fixa optam por

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 28 de Novembro 2012, 18:21

Estou no mesmo barco José! A ADSL pelo preço sempre me cativou, não fica lenta com o excesso de tráfego (tal como me acontecia há uns anos quando eu tinha ligação por cabo e nos jogos de futebol era insuportável a lentidão da Internet de 20MB!) e é-me mais que suficiente! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Voltar para Notícias Gerais