"Kuratas", o robot que mata quando o piloto sorri
- O gigante "Kuratas", que foi apresentado em Tóquio, no Japão, como um "robot pessoal", pode ser uma terrível máquina de guerra que mata quando o piloto... sorri.
Foi apresentado esta semana em Tóquio, no Japão, o robot gigante "Kuratas", de quatro metros de altura, que pode ser controlado à distância através de um smartphone ou guiado pessoalmente. O "Kuratas" foi desenvolvido por Suidoubashi Juukou e funciona através de um sistema operativo de nova geração denominado V-Sido.
Além de poder ser pilotado através de um smartphone, o "Kuratas" foi essencialmente apresentado como um "robot pessoal", que pode ser conduzido pelo próprio utilizador, num cockpit próprio. A condução é feita através de manipulos, estilo avião, e pode ser facilmente aprendida por qualquer pessoa.
Até aqui tudo bem, o pior é que o "Kuratas", que atinge os dez quilómetros por hora, não é uma versão "para lazer", podendo ser equipado com metralhadoras gémeas "gatling" com grande poder de destruição, que disparam seis mil balas por minuto, o que indica que poderá vir a ter aplicações militares ou políciais.
Tem um sistema automático de identificação dos alvos, com mira de tiro que uma vez acionada já não deixa fugir as "vítimas" e um algo maquiavélico sistema de tiro denominado "The Smile Shot", que faz as armas disparar quando o piloto sorri. Assustado?
Bem ao jeito japonês, o vídeo oficial de apresentação do robot é feito com uma leveza desconcertante, com a presença de uma modelo e frases como "agora você pode matar os seus inimigos com um simples sorriso", ou "tenha cuidado para não disparar uma saraivada de balas por sorrir demais".
Vídeo de apresentação do robô "Kuratas"
Referência
"Kuratas", o robot que mata quando o piloto sorri - Ciência - DN por Luís Manuel Cabral