O Evernote sofreu um ataque que "seguiu um padrão similar" a outros crimes cometidos recentemente contra gigantes da Internet, como o Facebook, a Apple e a Microsoft. Por causa disso, a companhia responsável pelo aplicativo vai resetar a senha de 50 milhões de usuários.
"O time de Operações e Segurança da Evernote recentemente descobriu e bloqueou uma atividade suspeita na rede da Evernote que parece ter sido uma tentativa coordenada de acessar áreas seguras do Serviço da Evernote" , afirmou a empresa no blog oficial. "Como precaução para proteger seus dados, nós decidimos implementar uma redefinição das senhas."
O Evernote garante não ter encontrado evidências de que o conteúdo criado pelos usuários e armazenado nos servidores tenha sido acessado ou modificado. "A investigação mostrou, entretanto, que o(s) indivíduo(s) responsáveis foram capazes de acessar informações de usuários da Evernote, que incluem nomes de usuário, endereços de e-mail associados à conta Evernote, e senhas criptografadas" , continua a mensagem. Conforme a Reuters, a porta-voz do Evernote, Ronda Scott, recusou-se a revelar quantas contas foram expostas.
A companhia finaliza o comunicado pedindo desculpas pelo ocorrido e reforçando seu compromisso em manter as contas seguras, inclusive com o uso de criptografia. O post também dá algumas dicas para que os usuários elaborem senhas mais seguras, como evitar palavras simples e não usar a mesma senha em mais de um produto ou serviço.