Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 23:44 Pesquisa avançada

União Europeia multará Microsoft por falta de escolha...

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

União Europeia multará Microsoft por falta de escolha...

Mensagempor Exploit » Qua, 6 de Março 2013, 3:49

União Europeia multará Microsoft por falta de tela de escolha de browser



A notícia é da agência Reuters, que disse que a Comissão Europeia, braço antitruste da UE, iria nivelar uma multa "antes do feriado da Páscoa”

Reguladores antitruste europeus irão “atacar” a Microsoft com uma multa antes do fim de março pelo fato de a empresa não oferecer aos clientes uma tela de escolha de navegador, de acordo com um reportagem da agência de notícias Reuters.

Citando várias fontes não identificadas "familiarizadas com o assunto", a Reuters disse que a Comissão Europeia, braço antitruste da UE, iria nivelar uma multa "antes do feriado da Páscoa”, que este ano é no dia 31 de março. A Reuters não disse o montante provável, mas disse que poderia ser significativo.

A Microsoft se recusou a comentar sobre a reportagem da Reuters, e apontou para declarações anteriores, feitas em julho e outubro de 2012, em resposta às ações da Comissão. Em julho, a Comissão anunciou uma nova investigação da Microsoft - que bateu a década anterior com multas, totalizando 2,5 bilhões de dólares- sobre a falha da companhia norte-americana em oferecer aos consumidores europeus uma escolha de navegadores, como foi exigido por um acordo de 2009.

A Microsoft imediatamente pediu desculpas, dizendo que a omissão da tela de escolha de navegador no Windows 7 Service Pack 1 (SP1) foi um "erro técnico", admitindo que não tinha mostrado a opção de browser para os usuários durante um período de um ano e meio, entre fevereiro de 2011 até o início de julho de 2012.

Em outubro passado, a Comissão apresentou acusações formais contra a Microsoft com Joaquin Almunia, principal autoridade antitruste da UE, falando duramente sobre as multas. "As empresas devem ser impedidas de qualquer tentativa de renegar suas promessas ou negligenciar seus deveres", disse durante uma coletiva de imprensa à época.

Embora seja improvável que a Comissão imporá a multa máxima - que segundo a legislação pode chegar a quase 9 bilhões de dólares - Almunia notou no meio do ano passado que o não cumprimento da Microsoft foi sem precedentes, e usou o termo "consequências graves" ao falar sobre possíveis ações por sua agência.

idgnow
Avatar do usuário
Exploit
 
Mensagens: 1297
Registrado em: 31 Agosto, 2011

Re: União Europeia multará Microsoft por falta de escolha...

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 6 de Março 2013, 12:29

Paga e não bufe... Se não cumpre as promessas, só tem é de pagar!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: União Europeia multará Microsoft por falta de escolha...

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 6 de Março 2013, 14:08

Luis Cardoso (06-03-2013, 11:29) escreveu:Paga e não bufe... Se não cumpre as promessas, só tem é de pagar!


Já é a segunda multa por causa do mesmo por este andar vai ficar lixada
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: União Europeia multará Microsoft por falta de escolha...

Mensagempor Exploit » Qui, 7 de Março 2013, 2:44

Microsoft multada em 561 milhões de euros



A Comissão Europeia multou a Microsoft em 561 milhões de euros, segundo anunciou nesta quarta-feira o comissário Joaquín Almunia, responsável pela Concorrência.

Em causa estão práticas que Bruxelas considera serem anticoncorrenciais, envolvendo a escolha dos browsers de Internet. Um browser é um programa que permite navegar na World Wide Web. Segundo a Comissão Europeia, a Microsoft vende o sistema operativo Windows, que domina o mercado, já com o Internet Explorer instalado, prática que foi considerada abuso de posição dominante, com prejuízo para outros criadores de navegadores.

Nem um acordo alcançado em finais de 2009 para evitar um processo salvou a empresa fundada por Bill Gates. Ao abrigo desse acordo, a Microsoft introduziu uma forma de os utilizadores do Windows escolherem o navegador preferido. Há precisamente dois anos, a Microsoft começou então a facilitar a instalação de navegadores alternativos. O que até se reflectiu num crescimento da quota de mercado para outros browsers, como o Opera, que está aliás na origem da queixa contra a Microsoft neste caso.

Porém, em 2011, essa opção desapareceu após uma actualização do Windows 7 introduzida em Fevereiro desse ano. A empresa americana alega que se tratou de um erro técnico quando disponibilizou o Service Pack 1, o que fez com que a janela de escolha de browser não aparecesse aos utilizadores. Bruxelas alertou a Microsoft, cuja actuação posterior não foi suficiente para evitar a "mão pesada" da Comissão Europeia.

Foi nesse sentido que se expressou o comissário Joaquín Almunia, quando nesta quarta-feira anunciou a condenação da empresa, que classificou a actuação da Microsoft como uma "séria quebra" do acordo que tinha sido alcançado. "Espero que isto leve as empresas a pensar duas vezes antes de considerarem a hipótese de falharem as suas obrigações internacionais".

Currículo de multas
Em Julho do ano passado, a Microsoft conseguiu que a justiça europeia lhe baixasse em cerca de 13% o valor da multa que lhe foi imposta pela Comissão Europeia em Fevereiro de 2008 por abuso de posição dominante. O gigante tecnológico americano foi obrigado pela Comissão, nesse ano, ao pagamento de 988 milhões de euros por cobrar um preço excessivo pela informação que dava aos seus competidores para que estes pudessem fabricar produtos compatíveis com o sistema operativo Windows.

O historial de sanções contra a empresa continua assim a crescer. A primeira, em Março de 2004, por um valor que ascendeu aos 497 milhões de euros por abuso de posição dominante, foi confirmada pelo Tribunal de Justiça da União Europeia em 2007.

A segunda, em Julho de 2006, ascendeu a 280,5 milhões de euros por não oferecer informações suficientes sobre interoperabilidade, tal como tinha acordado com a Comissão em 2004.

publico
Avatar do usuário
Exploit
 
Mensagens: 1297
Registrado em: 31 Agosto, 2011

Re: União Europeia multará Microsoft por falta de escolha...

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 7 de Março 2013, 13:14

Eu uso o Ubuntu e estou muito satisfeito em usar software livre com uma base muito sólida ao nível de segurança. No entanto, apesar de usar o Ubuntu não sou nenhum anti-Microsoft (muito menos fã da Microsoft).

No entanto, custa-me ver este tipo de atitudes. Há certas coisas que sim, os governos e neste caso a União Europeia devem limitar ao máximo os abusos. Exemplo disso são os ataques à privacidade de cada pessoa que cada vez mais vemos a ocorrer.

Agora, obrigar a Microsoft a pagar um balúrdio de dinheiro porque ela não faz o que eles querem no produto dela, não faz qualquer sentido na minha opinião. Ela deixa que instalem outros browsers no sistema, por isso, qual é o problema de não mostrar essa janela?! O usuário básico nem vai perceber uma janela dessas!

Esta situação é ainda pior sabendo que a Apple por exemplo limita certas instalações de software nos seus produtos. Ou seja, muitíssimo mais grave que a Microsoft não mostrar uma mera janela no sistema DELA.

Numa altura como a atual em que existe já dezenas de sistemas operativos no mundo digital, não faz qualquer sentido obrigar uma empresa a fazer coisas em produtos que são dela! É como se agora obrigassem os carros a trazerem várias possibilidades de escolha de motor.

Eu sou completamente contra este tipo de atitudes de proibir empresas fazerem o que quiserem com o software delas. Principalmente porque só se vê disto contra a Microsoft. E, novamente, eu uso Ubuntu. Isto não é texto de fã.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: União Europeia multará Microsoft por falta de escolha...

Mensagempor Saresa » Qui, 7 de Março 2013, 13:51

Concordo com o Claudio, até porque cada sistema vem com seu navegador instalado. Odeio o IE com todas as minhas forças, mas é um navegador desenvolvido por eles, para o sistema deles. Não é certo obrigar somente eles a fazer propaganda para a concorrência, sem exigir isso dos demais. Se o usuário quer outro navegador, ele que vá atrás.
Avatar do usuário
Saresa
 
Mensagens: 306
Registrado em: 17 Setembro, 2011
Localização: Sorocaba-SP, Brasil

Re: União Europeia multará Microsoft por falta de escolha...

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 7 de Março 2013, 15:12

@Cláudio e @Saresa,

Apesar de concordar em parte com o referido por vós, a questão aqui é a seguinte: Sendo o Windows o Sistema Operativo mais usado, trazendo ele o IE tornando-o também no mais usado (por preguiça ou desconhecimento dos utilizadores), fazendo com que o peso de padrões Web recaiam mais para o lado da M$. Todos nós sabemos dos problemas do IE, mas se continuar a ser o mais usado de sempre, é este que vai ditar as regras, tendo por base protocolos fechados, motor fechado, obrigando todos os outros (concorrência) a terem de pagar à M$ para poderem fornecer browsers alternativos, estrangulando assim a concorrência!

Quanto a esta informação, @Cláudio, é melhor informares-te, porque disseste algo errado:
Numa altura como a atual em que existe já dezenas de sistemas operativos no mundo digital, não faz qualquer sentido obrigar uma empresa a fazer coisas em produtos que são dela! É como se agora obrigassem os carros a trazerem várias possibilidades de escolha de motor.

Se alguns dos carros não são vendidos na Europa, é por não cumprirem essa e outras imposições da UE, tal como está a fazer com o Windows da M$.

É como aquela regra estúpida de obrigarem os fabricantes a acender uma faixa de LED no farol, quando estes têm iluminação ecológica/económica via LED... Peço desculpa dizer, mas isto é completamente estúpido e mostra que têm subornos de empresas que fabricam baterias, porque ao terem essa faixa de LED, vão acabar por consumir mais energia do que se tiver lâmpadas convencionais, por estarem sempre acessas... ¬¬
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: União Europeia multará Microsoft por falta de escolha...

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 7 de Março 2013, 15:30

Ponto 1: seguindo essa lógica de browser fraco, convém pôr uma janela no primeiro boot a escolher outro Sistema Operativo, visto que ele é igualmente fraco ao nível de segurança!

2: Os carros têm obrigações de segurança não imposições para usar dispositivos da concorrência. Medidas de segurança obviamente que têm de ser impostas, caso contrário andávamos com carros sem airbags, "esqueletos" duros ou coisas do género.

3: lá está, são subornos que provocam tais medidas.

4: eu estou a defender estes atentados à liberdade das empresas relativamente ao seu produto, mas sou o primeiro a mandar uma pedra ao IE. O IE é a maior dor de cabeça que um webdesigner pode ter.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: União Europeia multará Microsoft por falta de escolha...

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 7 de Março 2013, 16:30

Claudio Novais (07-03-2013, 14:30) escreveu:Ponto 1: seguindo essa lógica de browser fraco, convém pôr uma janela no primeiro boot a escolher outro Sistema Operativo, visto que ele é igualmente fraco ao nível de segurança!

2: Os carros têm obrigações de segurança não imposições para usar dispositivos da concorrência. Medidas de segurança obviamente que têm de ser impostas, caso contrário andávamos com carros sem airbags, "esqueletos" duros ou coisas do género.

3: lá está, são subornos que provocam tais medidas.

4: eu estou a defender estes atentados à liberdade das empresas relativamente ao seu produto, mas sou o primeiro a mandar uma pedra ao IE. O IE é a maior dor de cabeça que um webdesigner pode ter.

Só te digo isto:
Nissan Qashqai → Motor Renault com a cooperação da Mercedes (ambas Europeias...) → Venda na Europa

Tendo em conta que a Nissan tem os melhores motores a gasolina... :roll:

E mais, já chegaram a proibir a venda de um carro na Europa, porque cá para estes lados ninguém fabricava aquele formato de farol, no entanto, era um carro galardoado por ser bastante seguro e foi muito usado lá fora, mas na Europa, nada!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: União Europeia multará Microsoft por falta de escolha...

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 7 de Março 2013, 16:44

Não sei quais são os motivos, mas são situações que continuam a não ser idênticas à da Microsoft que é obrigada a fazer publicidade no seu próprio sistema. Ah e mais, não estou a dizer com isto, que isso seja normal, esses exemplos provavelmente são outro absurdo se não estiver relacionado apenas com segurança.

Mas o pior disto tudo mesmo é o facto de a Apple "viver" à vontade com um sistema completamente limitador de software adicional. E este é apenas um exemplo. Não faz sentido obrigarem a fazer estas coisas, principalmente quando isto são situações pontuais, repare-se que apenas acontece na área dos browsers e não no paint ou bloco de notas.

É que por exemplo com esta situação, os computadores com o Ubuntu agora deveriam ser obrigados a ter esta mesma janelinha na primeira inicialização, não!? É o cúmulo. E se abordarmos o porquê de não aparecer outros browsers chegamos exatamente a esta conclusão que eu digo: são decisões da Indústria e não decisões éticas.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Próximo

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 67 visitantes