O MapReduce é uma técnica, desenvolvida pelo Google, que mapeia um problema e seus dados associados, para um grande número de computadores, estejam eles procurando por texto ou realizando cálculos. Os sistemas retornam os resultados e a informação é, então, "reduzida" para as respostas que quem definiu o problema estava procurando. Em janeiro de 2010, o Google recebeu uma patente, de número 7650331, que cobria os fundamentos do MapReduce. Preocupações de que o Google alavancaria essa patente foram suavizadas quando a empresa concedeu uma licença para o projeto Hadoop da Apache Software Foundation, que é uma implementação da tecnologia MapReduce.
Agora, o Google foi mais longe, identificando 10 patentes, incluindo a 7650331, que considerou relacionada ao MapReduce, e as colocou sob uma nova declaração de patentes não firmadas "Open Patent Non-Assertion Pledge". A declaração atual diz que a empresa não vai fazer valer a patente contra qualquer desenvolvedor, distribuidor ou usuário por violação de patente de software livre.
A promessa não cobre hardware ou qualquer software que não é open source e distribuído fora de uma empresa. O compromisso também permite a rescisão defensiva, se qualquer parte que faz uso das patentes prometidas acarretar processo judicial contra o Google, que se refere à FSF em sua definição do software livre e do OSI para a definição de open source.
O Google Patent Pledge é um pouco semelhante ao Red Hat Patent Promise, exceto pelo fato de que o caso do Google aplica-se a patentes específicas, enquanto o da Red Hat se aplica a todo seu portfólio de patentes. O Google revela que pretende expandir o conjunto de patentes abrangidas ao longo do tempo e ampliar o leque de tecnologias cobertas. A empresa também pretende continuar a fazer pressão para a reforma de patentes, especialmente em torno da questão da disputa de patentes. Desde a aquisição da Motorola e acordos com a IBM, o Google se absteve de segurar algumas centenas de patentes para estar no controle de dezenas de milhares de outras patentes.