No Brasil, a média diária de tempo de uso de celulares é 59 minutos, à frente do período médio de 42 minutos registrado no mundo.
Com smartphones, o brasileiro gasta 84 minutos diários, acima dos 74 minutos globalmente. Para tablets, o gasto nacional é de 79 minutos, acima da média de 71 minutos no resto do mundo. Já para e-readers, o dispêndio é de 63 minutos, superior aos 54 minutos gastos com o eletrônico no mundo.
Para fazer esse levantamento, o Ibope e a WIN ouviram mil internautas no Brasil, por meio da plataforma do Ibope, chamada Conectaí . No mundo, foram mais de 54,1 mil entrevistas.
Apesar da alta utilização, o Brasil registra baixa difusão desses aparelhos, em relação ao resto do mundo.
A penetração de smartphones, por exemplo, subiu de 9%, em 2011, para 18%, em 2012. Mas ainda assim, está longe da média mundial, de 48%. A densidade dos aparelhos chega próximo somente quando apenas são consideradas as pessoas que acessam a internet. Entre elas, a penetração dos smartphones é de 44%.
Para realizar essa pesquisa, as entidades ouviram 2 mil pessoas, entre internautas e indivíduos sem conexão à internet.
Para os tablets o quadro é similar. A presença dos aparelhos também cresceu rapidamente, de 1%, em 2011, para 5%, em 2012, mas ficou abaixo da média mundial, de 24%. Entre os usuários de internet, porém, a penetração sobe para 26%.