Bem-vindo: Qui, 28 de Novembro 2024, 3:31 Pesquisa avançada

Notebooks de R$ 400 com Android chegarão às lojas ainda 2013

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Notebooks de R$ 400 com Android chegarão às lojas ainda 2013

Mensagempor nuno_nunes » Seg, 29 de Abril 2013, 18:47

Notebooks de R$ 400 com Android chegarão às lojas ainda em 2013, diz Intel

Chromebooks com sistema ChromeOS podem sofrer
concorrência de novos notebooks com
Android e chips da Intel
Produtos terão processador Intel Atom e poderão concorrer com Chromebooks, notebooks com sistema ChromeOS, também do Google

Os consumidores poderão encontrar, até o final de 2013, notebooks com sistema operacional Android e preço em torno de US$ 200 (cerca de R$ 400) nas lojas, de acordo com a fabricante de chips Intel. Em entrevista ao site Cnet , Dadi Perlmutter, diretor de produtos da Intel, afirmou que os modelos que estão em processo de desenvolvimento pelos fabricantes serão equipados com tela sensível ao toque e processador Intel Atom, desenvolvido para dispositivos móveis.

Segundo Perlmutter, a existência de notebooks com tela sensível ao toque nesta faixa de preço com sistema operacional Windows 8 depende do preço que a Microsoft cobrará para permitir o uso da licença pelos fabricantes de computadores.

"Nós temos uma boa tecnologia que permite um bom nível de preço. [Ter notebooks com Windows 8] depende de quanto a Microsoft cobrará pelo Windows 8. O preço deles pode ser um pouco mais alto", disse o executivo da Intel, ao site.

Nova tentativa

Com o mercado de computadores em queda, a Intel vem tentando estimular a criação de novas categorias de notebooks, com maior ênfase na mobilidade. Trata-se de uma estratégia da empresa para se manter relevante, enquanto seus chips não se tornam mais populares em tablets, mercado atualmente dominado pelos processadores baseados na arquitetura ARM.

Mais recentemente, a empresa criou a categoria de ultrabooks , notebooks finos e leves e com alto poder de processamento, mas que falharam em ajudar os fabricantes a elevar suas vendas mesmo com o avanço dos tablets. A empresa tenta popularizar, principalmente, os modelos conversíveis, que permite que o usuário o utilize como notebook ou como tablet, dependendo da atividade. A Intel não revela se os novos notebooks com Android serão conversíveis.

Concorrência com ChromeOS

Se chegarem ao mercado, os notebooks de baixo custo com sistema Android devem concorrer com os Chromebooks , notebooks com o sistema operacional ChromeOS, também desenvolvido pelo Google.

A proposta dos Chromebooks é usar um sistema operacional centrado na nuvem, o que reduz a necessidade de alto poder de processamento para executar as tarefas do usuário. Atualmente, há modelos de Chromebooks com preços em torno de US$ 199 (Acer) e US$ 249 (Samsung).

Fonte: Br-Linux e IG

nuno_nunes

Re: Notebooks de R$ 400 com Android chegarão às lojas ainda

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 29 de Abril 2013, 22:25

nuno_nunes (29-04-2013, 17:47) escreveu:a existência de notebooks com tela sensível ao toque nesta faixa de preço com sistema operacional Windows 8 depende do preço que a Microsoft cobrará para permitir o uso da licença pelos fabricantes de computadores.

A solução está claramente à vista! :twisted:

making of deste gif aqui.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor marcos.vargens » Ter, 30 de Abril 2013, 0:56

Eu acho que os fabricantes ainda não perceberam que no estágio que os notebooks se encontram, não há necessidade de troca-los tão cedo. Já deveriam ter percebido isso. Creio ser por esse motivo a queda nas vendas e não por causa dos tablets.

marcos.vargens

Mensagempor Ron Alon » Ter, 30 de Abril 2013, 3:03

Eu quero! *-*

Mas eu superacho que seria melhor o Ubuntu Touch mesmo! :P
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Rafael Schonberg » Ter, 30 de Abril 2013, 3:22

Elementary touch. Isso sim seria melhor.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor rodrigo_sabbat » Ter, 30 de Abril 2013, 4:49

Notebook por R$400,00: é tudo o que eu queria! :lol:
Bom, baratinho e de quebra não vem com o Windows. Depois é só colocar um Ubuntu e tá jóia! :D
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Sou novo no fórum e no mundo do Linux Ubuntu.
Pra quem não me conhece, minha apresentação está aqui.
Imagem
rodrigo_sabbat

Mensagempor edsonbakana » Ter, 30 de Abril 2013, 5:06

Eu concordo com o Marcos, os fabricantes não perceberam ainda que o tablet não é um concorrente dos notebooks. Se for para uso em tarefas comuns, as pessoas ainda continuarão a utilizar tables, basta colocar uma capa com teclado. Lançar um produto desses com sistema Linux só contribuiria contra o sistema, pois as pessoas tenderiam a associá-lo a hardware inferior.
Outra coisa é esse valor, duvido que chegue no Brasil por R$400. Esta semana o Nexus 7 começou a ser vendido por aqui, e enquanto fora do Brasil custa $199 (~R$500), aqui esta sendo comercializado por R$999. Por esse valor são vendidos notebooks com configuração melhor por aqui.

edsonbakana

Mensagempor Rafael Schonberg » Ter, 30 de Abril 2013, 10:25

Os Tablets são uma moda que vai acabar como os eeePCs.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor Ron Alon » Ter, 30 de Abril 2013, 11:24

Rafael Schonberg (30-04-2013, 2:22) escreveu:Elementary touch. Isso sim seria melhor.

Só se eles criarem a interface deles. Por enquanto, ainda não rola. ^^'

edsonbakana escreveu:Eu concordo com o Marcos, os fabricantes não perceberam ainda que o tablet não é um concorrente dos notebooks. Se for para uso em tarefas comuns, as pessoas ainda continuarão a utilizar tables, basta colocar uma capa com teclado. Lançar um produto desses com sistema Linux só contribuiria contra o sistema, pois as pessoas tenderiam a associá-lo a hardware inferior.
Outra coisa é esse valor, duvido que chegue no Brasil por R$400. Esta semana o Nexus 7 começou a ser vendido por aqui, e enquanto fora do Brasil custa $199 (~R$500), aqui esta sendo comercializado por R$999. Por esse valor são vendidos notebooks com configuração melhor por aqui.

Edson, o Nexus nos EUA tem muita grana que a Google paga para ter o valor de US$ 199. Veja o valor dele na Europa. Não acho R$ 999 caro para este tablet. Agora quando você diz que o tablet não é mesmo um concorrente dos notebooks, isto só é fato porque ainda não há uma interface assim. Se tivesse um bom pacote office para o Android, como o LibreOffice e o MS Office, por exemplo, juro que já teria migrado. E que o Android aceitasse teclados normais 100% sem nenhum defeito.

Rafael Schonberg escreveu:Os Tablets são uma moda que vai acabar como os eeePCs.

Os eeePCs já vão acabar por conta dos próprios netbooks que são do mesmo tamanho mas com configurações melhores. E dos tablets também, mas nem tanto. Até porque são produtos diferentes. Como eu falei acima, quem compra um produto com sistema operacional desktop quer algo diferente do produto com sistema operacional móvel.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 30 de Abril 2013, 11:36

Na minha opinião os tablets estão longe de acabar. Mas a maneira como eles funcionam também está longe de subsistir. Acho que o futuro passa completamente por uma abordagem semelhante à do Surface: um tablet com teclado e touch. Na prática um tablet que pode ser um notebook.

O surface não é pioneiro, o Asus Transformer para mim é o mais espetacular destes todos. Apenas falei no surface pois tem o sistema operativo direcionado para usar de forma touch e de forma mais "desktop".

E acho que aqui apesar da Microsoft ser muito criticada com o seu Windows 8, está em vantagem ao nível tecnológico. Isto ocorre pois está a haver uma convergência entre notebooks e smartphones. Os primeiros cada vez estão mais pequenos e os segundos estão cada vez melhores faltando a parte do teclado e do monitor grande claro.

Portanto, sim, acho que os tablets têm futuro, mas não exatamente como estão atualmente, principalmente ao nível de software.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Próximo

Voltar para Notícias Gerais