Facebook abre primeiro data center fora dos EUA usando 100% de energia renovável
Além de aproveitar o poder da água, o novo centro de dados utiliza o ar nórdico frio para resfriar seus milhares de servidores.
Até agora, muitos centros de dados do Facebook nos EUA têm sido rejeitados por ambientalistas por não utilizarem energias renováveis. Mas este na Suécia - localizado onde o rio Lule encontra o Golfo de Bótnia – pode, de alguma forma, mudar isso.
O centro de dados no Lule agora está lidando com tráfego de dados ao vivo de todo o mundo, com todos os servidores e outros equipamentos alimentados por energia hidrelétrica gerada localmente. "Não é apenas 100% renovável, a oferta também é tão confiável que temos sido capazes de reduzir o número de geradores de backup necessários no local em mais de 70%", disse o Facebook.
Além de aproveitar o poder da água, o novo centro de dados usa o ar nórdico frio para resfriar os milhares de servidores. E qualquer excesso de calor a partir desses servidores é aproveitado e usado para manter quente os escritórios pessoais.
Todos os servidores usados também são construídos usando o Open Compute Project do Facebook, que incentiva o desenvolvimento de hardware "livre de vaidade", que deixa de fora "pedaços inúteis de metal e plástico”. "Estes modelos são, então, compartilhados com a comunidade mais ampla, para que qualquer pessoa possa usar ou melhorá-los", disse o Facebook.
O Facebook diz que o centro de dados no Lule tem uma média impressionante de eficiência de uso de energia (PUE), com avaliação "por volta de 1.07".