Um exemplo muito bom a ser dado no cenário de segurança é a atmosfera relaxante do surf na praia, que faz com que seja fácil esquecer a existência dos tubarões. Ligar a uma rede desprotegida apresenta sérios riscos para seu laptop e seus dados. Em um estudo recente, o Laboratório BitDefender revelou que 85% das pessoas escolhem se conectar a um Wi-Fi, apesar dos avisos claros de que os seus dados podem ser vistos e acessados por terceiros.
Essas pessoas, ao navegar na Web, podem perder informações importantes para crackers em uma desconsertante variedade de formas - especialmente se eles acessam as redes Wi-Fi disponíveis em locais públicos: ao seu redor, outros se conectam à mesma rede, e a partir de uma delas pode acontecer de ter a ferramenta adequada para scanear seu laptop para o software vulnerável e usar backdoors ou credenciais de login de acesso, caso eles sejam enviados sem criptografia.
Um técnico de nível médio pode configurar uma rede, dar-lhe um nome genérico, como "Wi-Fi" ou "Secure Public Wi-Fi", e monitorar o tráfego de todos os usuários que se conectam a sua rede para sniffer ou realização de ataques do tipo man-in-the-middle.
Na informática nada é 100% seguro, infelizmente. Como quase tudo na vida. Mas claro que podemos ter ser algumas formas de melhorar a segurança, mas serão elas capazes de garantir segurança máxima ao ponto de ser possível atacar apenas de forma utopica? Bom, a resposta é talvez.
A utilização do protocolo HTTPS é um começo de uma boa prática, em que muitos sites disponibilizam isso, nomeadamente o Google, Facebook, entre outras grandes empresas. Mas será isso suficiente num ataque onde conseguem gravar os dados e fazer brute-force à vontade? Provavelmente não! Aliás, prova disto é esta notícia:
Por isso, será mesmo seguro? Bom, a melhor maneira de se garantir uma comunicação segura é utilizando um serviço de VPN por exemplo. Na minha opinião a maneira mais segura atualmente de comunicar online é utilizando uma comunicação via SSH. Se se utilizar um método chamado de SSH-tunneling provavelmente você estará a utilizar a segurança máxima disponível atualmente. Mas será isso 100% seguro? Bom, nada é 100% seguro, mas que o SSH-Tuneling é uma segurança que atinge valores muito próximos de 100% isso sim.