Bem-vindo: Qui, 28 de Novembro 2024, 9:21 Pesquisa avançada

Resistive RAM vai revolucionar os SSDs em velocidade e idade

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Resistive RAM vai revolucionar os SSDs em velocidade e idade

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 7 de Agosto 2013, 21:55

A Crossbar anunciou mais detalhes do seu novo tipo de memória de armazenamento para longos períodos, a RRAM - Resistive RAM.

Perto das memórias NAND a RRAM tem grandes vantagens: ocupa metade do tamanho físico, grava dados 20 vezes mais rápido (a 140 MB/s), lê a 17 MB/s, consome 20% menos energia e promete guardar os dados por um tempo até 10 vezes maior.

Toda essa maravilha de memória não-volátil será usada nos SoCs do futuro, devendo aparecer em toda sorte de dispositivos. Isso irá depender das negociações da Crossbar com os fabricantes licenciados que estiverem interessados. Ela detém as patentes exclusivas da tecnologia, o que pode significar um alto custo de licenciamento - basicamente o quanto o grupo quiser.

Essas memórias usam uma estrutura tridimensional, porém podem ser produzidas usando a tecnologia e as máquinas atuais. O press release cita possíveis usos incluindo SSDs para uso corporativo, aparelhos de consumo como tablets e smartphones, sistemas de pagamento ou identificação em smartcards, etc.

Deve demorar ainda um bom tempo para vermos aparelhos com esta tecnologia, mas ela é muito promissora: poderá ditar uma nova safra de SSDs, mais rápidos, velozes e confiáveis.

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Resistive RAM vai revolucionar os SSDs em velocidade e i

Mensagempor marcos.vargens » Qua, 7 de Agosto 2013, 23:46

Esse tipo de obsolescência eu aprovo.

marcos.vargens

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 8 de Agosto 2013, 0:43

marcos.vargens (07-08-2013, 23:46) escreveu:Esse tipo de obsolescência eu aprovo.

ahahhaha Excelente comentário!!

É exatamente assim que a indústria devia viver, em ganhar dinheiro com inovação e não com produtos de qualidade duvidosa. Aliás, ainda há dias andei a pensar comigo mesmo no seguinte: atualmente vivemos numa era em que se queremos entrar no esquema da obsolescência e andarmos constantemente a renovar escolhemos materiais versão "home"; se queremos materiais como outrora eram (e com muito menos tecnologia de ponta), ou seja duradouros, temos de escolher a versão "professional".

Parece brincadeira, mas de facto é isto que acontece. Basta pegar num exemplo de uma máquina de lavar loiça ou então numa máquina de costurar. Atualmente elas têm um prazo de vida quase definido, na sua versão "home". Já os materiais para empresas, para profissionais, duram muito mais tempo e, claro, são mais caros.

Não seria melhor ter uma versão estável?

PS: acabou por ser uma pequena analogia com o windows xD
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor marcos.vargens » Sex, 9 de Agosto 2013, 4:25

O grande problema é não investirem e tecnologia e nos obrigar a comprar a mesma coisa. Mas a sua analise está correta. A versão profissional é sempre melhor opção para durar. Mas no caso do Windows tenho a versão home do notebook e não deve nada a versão profissional. Ambas servem para abrir o Office xD

marcos.vargens

Mensagempor Jeferson Oliveira » Sex, 9 de Agosto 2013, 11:50

Há uns tres anos atrás quando eu usava windows ele servia somente para isso
Imagem

:troll: :troll: :troll: :troll: :troll: :troll:
Jeferson Oliveira

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 9 de Agosto 2013, 14:29

Dêem o nome que derem, é tudo feito com transístores... :lol:

Não pensem que eu estou a gozar, é verdade, com transístores pode-se criar circuitos com comportamento semelhante ao de uma resistência, ao de uma bobina e até de condensador...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Voltar para Notícias Gerais