Bem-vindo: Qui, 28 de Novembro 2024, 9:44 Pesquisa avançada

Primeiros smartphones Tizen chegam em Outubro? [Samsung]

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Primeiros smartphones Tizen chegam em Outubro? [Samsung]

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 19 de Agosto 2013, 14:54

Imagem


A Samsung se tornou a empresa que mais vende smartphones com o sistema operacional Android, mas, mesmo assim, o pessoal da gigante coreana estão querendo cobrir suas apostas. Eles são os principais apoiadores do sistema operacional de código aberto Tizen, que seguindo a nova tendência, também é baseado no Linux e projetado para executar aplicativos usando tecnologias web, como JavaScript e Html5.

Parece que a Samsung poderá finalmente lançar seus primeiros gadgets com o Tizen muito em breve. Alguns blogueiros da Indonésia (que se dizem fontes confiáveis) afirmam que os primeiros dispositivos serão lançados em 5 países, sendo eles: EUA, China, Rússia, França e Japão.

Operadora japonesa NTT DoCoMo já havia anunciado planos de lançar um smartphone Tizen chamado Samsung Samurai no segundo semestre de 2013.

Esta não será a primeira incursão da Samsung em um sistema operacional para smartphones que não é disponibilizado pela Google. A empresa ofereceu seu próprio sistema operacional Bada por alguns anos, mas desde então tem levado os principais componentes do Bada e adicionado ao projeto Tizen.

Imagem


É improvável que Tizen apoiará ou mesmo emulará os mais de um bilhão de aplicativos de terceiros um dia, ou ter algumas das outras características que tornam Android atraente. Mas há uma característica fundamental que poderia fazer Tizen interessante para usuários Samsung: eles têm muito mais controle sobre o sistema operacional do que eles fazem com o Android, que é desenvolvido e muito bem controlado pela Google.

Claro que o Android é considerado open source, mas é amplamente desenvolvido a portas fechadas e o código fonte é liberado somente para os fabricantes e para o público, quando o Google considera como bom e pronto. O código fonte para o Android 3.0, por exemplo, não foi tornado público até depois da versão 4.0 ser lançada. Google também exige que os fabricantes de aparelhos para atendam a certos requisitos antes de permitir que eles usem alguns dos software chave do Android (que não são open source), incluindo o Google Play Store, Gmail, e aplicativos do Google Maps.


Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 83 visitantes

cron