Enquanto o usuário cobra melhor banda larga –seja fixa ou móvel–, ainda há um grande número de brasileiros que acessam a internet por banda super-estreita, ou pela linha discada, que oferece apenas 64 kbps de velocidade.
Conforme o conselheiro da Anatel, Marcelo Bechara, em audiência pública no Senado Federal, há ainda no Brasil 7% dos acesso à internet feitos por linha discada, enquanto 67% dos acessos de telefonia fixa já oferecem a conexão em banda larga.
Se se considerar que há 42 milhões de telefones fixos em serviço no país, isso significa que quase 3 milhões de usuários ainda navegam na internet por banda estreitíssima, cuja velocidade serve apenas para a transmissão de voz.
Governança
O conselheiro defendeu tanbém, durante a audiência, mudanças na atual composição do Comitê Gestor da Internet, que tem hoje 13 integrantes. Para ele, deve haver maior representação da sociedade civil (que hoje já é maioria no comitê) e de novos integrangtes do governo, como Ministério da Justiça e o gabinete de Segurança Institucional.