Sequencia maliciosa de caracteres traz problemas para usuários da Apple
Um novo bug para Macs e iPhone faz com que certos aplicativos simplesmente travem e fechem após o usuário receber um link ou mensagem com uma sequência específicia de caracteres no idioma árabe (veja abaixo). As informações são do Ars Technica.
Quem informou originalmente a situação foram usuários do fórum do site HackerNews que descobriram a sequência causadora do crash em navegadores e aplicativos sendo executados nas versões atuais dos sistemas OS X e iOS, da Apple. Ainda de acordo com o Ars Technica, o problema afeta qualquer navegador ou aplicativo que faça uso a API CoreText, também da Apple, para fazer a renderização de textos. Em testes feitos, o pessoal do site informado conseguiu fazer com que o código fechasse apps como o cliente Limechat IRC e o cliente de chat Adium.
O problema parece afetar o Safari, no OS X 10.8.4 e iOS 6.1.3, que fecha ao exibir o código malicioso, e o Chrome, que apresenta sua tradicional página de erro, mas não fecha inteiramente. Já o Firefox consegue mostrar o texto sem problemas – conforme o Ars Tecnica, isso acontece porque o navegador da Mozilla utiliza seu próprio mecanismo de renderização.
Com informações de Ars Technica.