Apesar de computação em nuvem não ser mais uma tendência, o Gartner destaca as áreas onde os serviços na nuvem vão aparecer em 2014.
Apesar de computação em nuvem não ser mais uma tendência, o Gartner destaca as áreas onde os serviços na nuvem vão aparecer em 2014. Saiba quais são elas:
- Cloud híbrida e a área de TI como corretora de serviços: reunir clouds pessoais e serviços de nuvem privada externos será imperativo. As empresas devem desenvolver serviços de nuvem privada com um modelo híbrido em mente. E devem confirmar se a futura integração / interoperacionalidade é possível.
Os serviços de cloud híbrida podem ser compostos de várias maneiras, com arquiteturas mais estáticas ou dinâmicas. Gerir essa composição será muitas vezes o papel de um corretor de serviços de cloud interno, capaz de lidar com temas como o da agregação, integração e customização de serviços. - Arquitetura cloud/cliente: Na arquitetura cloud/cliente, o cliente é uma aplicação rica em execução em um dispositivo conectado à Internet. O servidor é um conjunto de serviços de aplicações alojadas em uma plataforma de cloud computing cada vez mais elástica e escalável.
- Era da cloud pessoal: a era da nuvem pessoal vai marcar uma transferência de poder dos dispositivos para os serviços. Nesse novo mundo, as especificidades dos dispositivos são, cada vez menos, fatores de preocupação para a organização, embora os dispositivos ainda sejam necessários.
- TI à escala da Internet: Grandes fornecedores de serviços em cloud computing – como Amazon, Google, Facebook, etc – vão reinventar a forma como os serviços de TI serão disponibilizados. Se as empresas querem manter o ritmo de evolução, precisam imitar as arquiteturas, processos e práticas desses fornecedores de cloud.