Bem-vindo: Dom, 11 de Maio 2025, 12:10 Pesquisa avançada

VIRUS: há uma campanha publicitária enganosa sobre o Android

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

VIRUS: há uma campanha publicitária enganosa sobre o Android

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 18 de Dezembro 2013, 1:06

Uma campanha de publicidade enganosa está liberando uma solução antivírus, e tem como alvo os usuários do Android, adverte o executivo da Malwarebytes, Armando Orozco. Os pop-ups são acionados quando os usuários móveis visitarem determinados sites - que Orozco não quis dizer quais são, mas a advertência é clara: foi detectado um vírus na plataforma Android.

Os usuários que que se assustarem o suficiente para pressionar a opção oferecida "Remover Virus", são redirecionados para mobile.alert.secure-intl.com, onde enfrentam um outro pop-up a partir do qual há envolvimento de malware.

Eles são, então, oferecidos para instalar um "app Free Antivirus Security Android" - Android Armor, uma solução AV inferior que tem estado em atividade por um bom tempo e usa os resultados do popular serviço free malware checking VirusTotal para "detectar" malware.

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: VIRUS: há uma campanha publicitária enganosa sobre o And

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 18 de Dezembro 2013, 19:38

Tal e qual o que acontece no Windows... :o E é nisto que dá a combinação: Popularidade + Sistema não actualizado (por culpa de quem devia fornecer actualizações e não as fornece, obrigando a aquisição de novos equipamentos em vez de actualizar os antigos...).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 20 de Dezembro 2013, 0:04

Exato Luís. Infelizmente as pessoas não conseguem punir as empresas que fazem essas tentativas de obsolescência programada. As pessoas deviam deixar de comprar nessas marcas, apesar de a grande maioria acabar por fazer isso. ¬¬
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 20 de Dezembro 2013, 0:17

Claudio Novais (19-12-2013, 23:04) escreveu:Exato Luís. Infelizmente as pessoas não conseguem punir as empresas que fazem essas tentativas de obsolescência programada. As pessoas deviam deixar de comprar nessas marcas, apesar de a grande maioria acabar por fazer isso. ¬¬

Pois, mas o que vemos nos dispositivos com Android, é algo levado bem ao extremo! Porque raio tenho de ficar no 2.2? Porque não é um rolling release? O forte do Linux, está justamente no facto de ser constantemente actualizado para corrigir falhas e abranger novas porções de hardware, para além da optimização, claro! No Android não há esta política.

Queres um Android recente? Compra um telélé novo! :crazy:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 20 de Dezembro 2013, 0:20

Ou então faz-se root e fica-se sem garantia! xD
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 20 de Dezembro 2013, 0:25

Claudio Novais (19-12-2013, 23:20) escreveu:Ou então faz-se root e fica-se sem garantia! xD

O problema é que o meu nem isso permite fazer! Tenho-o encostado, apenas servindo como máquina fotográfica (quando tenho tempo para tal, ou para fazer inveja a alguém com os cozinhados xD ). Estando a aguardar por dias com mais vagar para lhe fazer uma formatação e para o usar como um RPi mas mais poderoso, dado que já tem ecrã touch, GPS, WiFi, 3G, acelerómetros, etc, etc... :troll:
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 20 de Dezembro 2013, 0:28

Se não dá, é ainda pior essa situação.

Como digo, acho que as pessoas deviam sensibilizar-se. Eu, por exemplo, já tenho um conjunto vasto de marcas que nem sequer penso nelas quando quero comprar algo. E não me refiro apenas a smartphones, aliás, há aparelhos que sou ainda mais crítico, nomeadamente sobre impressoras e câmaras fotográficas. :roll:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 20 de Dezembro 2013, 0:38

Claudio Novais (19-12-2013, 23:28) escreveu:Se não dá, é ainda pior essa situação.

Como digo, acho que as pessoas deviam sensibilizar-se. Eu, por exemplo, já tenho um conjunto vasto de marcas que nem sequer penso nelas quando quero comprar algo. E não me refiro apenas a smartphones, aliás, há aparelhos que sou ainda mais crítico, nomeadamente sobre impressoras e câmaras fotográficas. :roll:

Em PC's, o único que é de marca conhecida, é o meu recente desktop, de resto é tudo marcas pouco ou até mesmo desconhecidas (tipo, Electronia, Gericom, eMachines, etc...)! Ainda funcionam, apenas foram "substituídos" porque já perderam alguns requisitos ou porque já não há como adicionar mais hardware para expandir as suas capacidades actuais!
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 20 de Dezembro 2013, 0:40

Pois, sempre tive computadores assim também. Infelizmente este último foi provavelmente o mais fraco em termos de qualidade ao longo do tempo. Por sinal é o único de marca conhecida ¬¬
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 20 de Dezembro 2013, 0:51

Claudio Novais (19-12-2013, 23:40) escreveu:Pois, sempre tive computadores assim também. Infelizmente este último foi provavelmente o mais fraco em termos de qualidade ao longo do tempo. Por sinal é o único de marca conhecida ¬¬

Pois, o meu irmão adquiriu um portátil de marca conhecida, ao fim de um mês ou dois, teve de o reformatar e desactivar as actualizações, isto porque o PC passou de Ferrari (ao lado do meu eMachines com Ubuntu) para caracol (também comparando com o meu eMachines com Ubuntu)... :troll:

Se bem que com o Debian, estão quase lado a lado (tendo em conta que tenho 1/10 dos requisitos do dele... nada mal, hein?) xD
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Próximo

Voltar para Notícias Gerais