A startup portuguesa usa quatro argumentos de peso contra a Google na queixa apresentada em Bruxelas. Os obstáculos à instalação de uma app store independente é uma das que pode conseguir maior atenção.
A queixa agora apresentada pela Aptoid contra a Google alega que a gigante da Internet ameaça a concorrência no mercado das App Stores através de práticas abusivas, que são detalhadas no documento entregue à Comissão Europeia.
1- A Google está a criar obstáculos à instalação de app stores independentes na plataforma Android. As barreiras têm vindo a aumentar desde o Android 2.1, como se pode ver pelas imagens abaixo.
2 - A Google agrega serviços de API que são essenciais ao sistema operativo Android no Googl Play
3 - A Google bloqueia a concorrência na sua App stores
4 - A Google usa outros serviços para este bloqueio, nomeadamente o Google Chrome
A startup portuguesa que criou uma loja independente de aplicações para smartphones Android alega que a Google está a alavancar o seu domínio nos sistemas operativos Android para telemóveis e que isso está a permitir-lhes controlar o mercado das App Stores, que tem um valor estimado anual de 23 bilhões de dólares.
A Aptoide acusa a Google de suspender regularmente a sua presença no Google Play, privando assim esta startup de chegar aos consumidores e pede agora que a Comissão Europeia restaure a concorrência leal no mercado.